Conceito de Regularidade

Regularidade é tudo aquilo que se apresenta em ordem periódica, ou seja, que tem uma sucessão regular. Trata-se de uma característica que pode ser observada nos acontecimentos, em uma sucessão numérica ou em qualquer sucessão temporária de certa ordem.

O contrário de regularidade é sem dúvida a irregularidade, uma circunstância que indica desordem e instabilidade.

A regularidade na natureza

Os acontecimentos próprios da natureza ocorrem com regularidade. As mudanças climáticas, o movimento dos planetas, a sucessão dia-noite e os ritmos biológicos são alguns exemplos de mudança permanente. Em todos estes processos ocorre uma mudança sistemática e mensurável, consequentemente, o ser humano tem observado certa regularidade em cada um desses processos. Na verdade, as mais variadas disciplinas científicas tentam estabelecer as regularidades que atingem os conteúdos estudados.

No palco do envelhecimento humano

Vamos pensar no processo de envelhecimento humano. Dentro desta mudança permanente, os biólogos determinam algumas normas regulares que dependem de um ritmo e que são ativadas através de um relógio biológico localizado no nosso cérebro. Seguindo o mesmo exemplo, este é o caso de uma pessoa doente que sofre uma regularidade em seu desenvolvimento biológico e diante dessa conjuntura essa regularidade é alterada, portanto trata-se de algo excepcional.

Uma breve reflexão

É difícil encontrar uma realidade independente de qualquer tipo de regularidade. O motivo é evidente: tudo transcorre em seu devido tempo e este é definitivamente regular. Assim, precisamos saber organizar e explicar tudo que está a nossa volta, pois do contrário estaríamos diante de uma desordem absoluta.

O conceito regularidade pode ser encontrado em todas as áreas. Os cientistas pesquisam e criam fórmulas e sistemas para descrever acontecimentos que apresentam certa periodicidade. Na vida cotidiana, agimos e praticamos diversas ações conforme algumas normas estabelecidas, por exemplo, quando dançamos há uma série de passos regulares a serem seguidos, o mesmo acontece com o trabalho ou qualquer outro tipo de rotina. Pode-se dizer que buscamos e necessitamos de ordem, pois nossa mente é capaz de estabelecer todo tipo de regularidade.

A ideia de regularidade está associada à constância e à estabilidade, em poucas palavras, é algo que traz confiança. O irregular traz insegurança e gera qualquer tipo de dúvida. Entretanto, em certas ocasiões, a regularidade provoca uma reação contrária: aquilo que ocorre sempre igual e na mesma ordem pode resultar em algo chato e pouco estimulante.

Foto: iStock, Rawpixel

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Regularidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/regularidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Regularidade