Conceito de Regra de Três Simples

Regra-Tres-SimplesA regra de três é uma operação matemática que permite averiguar o quarto termo de uma proporção que se têm três termos. Pode-se dizer que a regra de três é simples quando o problema abordado apresenta duas importâncias envolvidas. Vamos exemplificar para ilustra esta ideia. Quatro canetas custam dez dólares e queremos saber o valor de doze canetas. Através desses dados iniciais podemos formar duas colunas paralelas: uma com as canetas e a outra com o preço (na qual só conhecemos um preço).

Uma fórmula precisa

Para solucionar este problema, multiplicamos em diagonal, ou seja, 12 x 10 obtemos um total de 120, em seguida, dividimos esta quantidade por 4 e obtemos o resultado de 30. Assim temos o preço das doze canetas que abordava o problema (30 dólares). Como se pode observar é um problema de proporção direta, já que quanto maior a quantidade de canetas, maior será seu preço.

Exemplo Prático

Na regra de três simples existem duas magnitudes diferentes que se multiplicam e é direta porque ao aumentar uma magnitude ou variável se adiciona a outra. Isso quer dizer que a regra de três pode ser inversa e não direta. Vamos ver esta situação da regra de três inversa com outro exemplo ilustrativo. Temos quatro pedreiros que levantam uma parede de doze jornadas e queremos saber em quantas jornadas pode-se levantar a mesma parede com seis pedreiros.

Voltamos a colocar duas colunas de importâncias (uma de pedreiros e outra de jornadas). Esta regra de três é inversa porque com mais pedreiros utilizam-se menos jornadas para levantar a parede, ou seja, as importâncias não são diretamente proporcionais, mas são inversamente proporcionais.

Assim, para solucionar o problema deve-se multiplicar 4 x 12 (48) e dividir a quantidade por 6 para obter um resultado de 8. Isso significa que com 6 pedreiros precisam-se de 8 jornadas para levantar a parede.

Regra de três na vida diária

Desta maneira, tanto a regra de três simples e direta como a de tipo inversa servem de ferramenta matemática para facilitar e ajudar a vida diária. Deve-se levar em conta que o conceito fundamental desta operação é a proporção entre duas importâncias, na qual utilizamos em circunstâncias cotidianas muito diversas: para calcular os preços na hora das compras, para resolver problemas de grandes valores, para elaborar uma receita de cozinha que precisamos saber as quantidades e proporções adequadas, etc.

Foto: Pavliha I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Regra de Três Simples