Conceito » Região

Conceito de Região




RegiãoQualquer grande parte, indefinida e continuo de uma superfície de espaço; na geografia região se define como uma área considerada como uma unidade, por razões geográficas, funcionais ou culturais; em política as regiões são consideradas como espaços administrativos. Em outra definição podemos dizer que região é um âmbito ou esfera de atividades de interesse; um lugar, uma parte no espaço, inclusive um espaço entre as galáxias.

Como exemplo usamos também as regiões de um país, espaços que dividem terrenos ou áreas onde se definem seus campos administrativos, empresas que vão ocupar espaços dentro dessa região.

Região é um termo que tem inúmeras definições e vários conceitos que se enumeram aqui alguns para que se tenha uma ideia mais clara do que significa a palavra região como definição de forma generalizada e também detalhada:

Região na terra se define como uma ampla e contínua parte de uma superfície, o espaço, o corpo.
Regiões da mente se diz de uma área vasta ou indefinida na totalidade de um espaço ou área.
Uma parte da terra de superfície considerável e de uso se considera também como uma região; também temos como exemplo uma região industrial uma zona ou um distrito com respeito a limites e extensão construída com indústrias de vários tipos.

Regiões e autoridades, campo de ação, jurisdição, uma zona administrativa, uma parte do corpo humanos, uma zona com uma espécie diferente de planta ou de fauna variada, uma região pode ser também inóspita e distante, próxima e junta a outra.

Como podemos ver, o conceito de região é um dos mais variados e que absorve quase todos os âmbitos do que conhecemos e vão desde um lugar aonde costumamos passar uns dias durante as férias do verão até uma região longínqua que é impossível aceder. No planeta existem ainda, poucas, porém existem, regiões selvagens, regiões ainda virgens que conservam suas formas desde muitos anos atrás e que ainda estão por descobrir.

As regiões também são divisíveis e se podem transformar ou definir como zonas de espaços, cada um dedicado a certo uso dentro daquilo para que foram criadas, fundadas ou elegidas. Abrangem muito ou pouco, desde corpos gigantes no espaço ou espaços mínimos.

>> Próximo - Que Conceito >>