Conceito de Reggaeton

Reggaeton

O ritmo do momento: combinação entre reggae jamaicano, rap e hip hop

O reggaeton é um dos gêneros musicais que mais cresceu nos últimos anos e atingiu fantásticos números de aceitação em todo planeta. Trata-se de uma combinação entre reggae jamaicano, rap e hip hop. Sem dúvida, o reggae tem sido um dos gêneros musicais que mais se combina com outros estilos ao longo de sua história e isso ocorreu oportunamente com o hip hop e o rap, dando passagem para o reggaeton.

Embora sua origem esteja na década de setenta do século passado, foi recentemente na década de noventa que começou a se tornar popular, tornando-se uma dos gêneros musicais mais populares do mundo inteiro. Podemos dizer que demorou muito para propagar-se, mas quando isso ocorreu, superou qualquer tipo de expectativa.

Oriundo da região do Caribe e da América Central

É oriunda da região do Caribe e da América Central, por isso se explica que a maior parte dos solistas e grupos que interpretam esse ritmo seja procedente destes lugares.

Seus precursores introduziram elementos do rap e do hip hop proporcionando seu som característico

No entanto, o Panamá é considerado o primeiro lugar que difundiu o gênero como consequência da grande quantidade de imigrantes jamaicanos que chegaram a estas terras em momentos de construção do Canal do Panamá. Uma particularidade é que o reggae introduziu elementos do rap e do hip hop para proporcionar seu som característico.

Com o passar dos anos, este gênero foi evoluindo e assim a proposta de hoje se caracteriza por uma maior influência do hip hop, fato apreciado claramente nas letras das canções que são recitadas por seus intérpretes.

Dança sensual e letras sentimentais, a chave do sucesso

Além do predomínio do rap e do hip hop, o reggaeton da atualidade se diferencia em dois elementos que o fazem único, por um lado, as letras das canções, quase todas elas falam de mulher e de sentimentos; por outro lado, não podemos deixar de destacar a sensualidade da dança deste ritmo. O reggaeon não se refere apenas aos movimentos de um dança qualquer, mas também pela interação dos movimentos que se aproximam muito a uma relação sexual.

Vale destacar que é correto também escrever regueton.

Foto: iStock - Peeter Viisimaa

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reggaeton. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reggaeton >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reggaeton