Conceito de Reformulação

Re é um prefixo muito utilizado em nosso idioma. O mesmo é usado diante de uma palavra que indica alguma ação ou atividade para referir a sua repetição. Neste artigo vamos analisar o conceito reformulação. Este termo que se refere à expressão de algo através de uma maneira muito clara e precisa.

Formular algo novamente

Levando em conta que o termo reformulação envolve o fato de formular algo novamente, ou seja, algo que oportunamente havia sido formulado volta a ser feito por não ser compreendido ou porque se saiu mal, entre outras possibilidades. O certo é que quando algo é objeto de reformulação significa que alguma condição não andou bem na formulação e assim se exige uma reformulação.

Introdução de mudanças e eliminação de erros

Devemos destacar também que a reformulação é um conceito extremamente associado ao mundo científico, uma vez que quando alguém cria uma proposta nova em algum campo da ciência passa a sistematizá-la e popularmente se diz que foi realizada a formulação de uma nova teoria.

No entanto, seguindo dentro deste caso, pode acontecer que após uma formulação, o cientista responsável por tal investigação descubra novas alternativas e ao mesmo tempo elimine algumas propostas anteriores. Assim, ocorrerá a reformulação da teoria, algo bastante frequente neste campo que passa a eliminar algumas questões e a aceitar outras.

Uma das características básicas da reformulação é a introdução de mudanças naquilo que vinha sendo trabalhado ou em algo comentado que por essa razão demandou uma reformulação.

Mas não é apenas no campo da ciência que há reformulações, em qualquer outra área ou até mesmo em nossa própria vida pessoal pode haver reformulações. No setor educativo pode haver uma reformulação de conteúdos acadêmicos para otimizar certas disciplinas. Em nossa vida íntima também pode existir uma reformulação com o intuito de realizarmos uma mudança em nosso trabalho. Além disso, pode haver uma reformulação nas vendas de uma empresa pelo fato de não alcançar os resultados esperados.

Também quando nos expressamos a respeito de algo pode parecer de imediato que o outro não nos entenda, por isso, devemos expressar-nos novamente usando outras palavras, por exemplo, se usamos palavras pouco compreensíveis para o nível do interlocutor.

Foto: iStock - zoranm

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Reformulação