Conceito de Reforma

A reforma significa uma mudança proposta, projetada ou então executada sobre determinada questão com o objetivo de conseguir uma inovação ou melhora no rendimento, na apresentação, entre outras.

Por exemplo, quando um arquiteto realiza uma reforma em uma casa velha, esta mudança é pequena, mas quando esta reforma é maior, ela pode trazer grandes consequências e inovações para muita gente como a reforma de uma lei, de um código penal, etc.

As reformas, inovações ou mudanças têm sido constantes ao longo da história da humanidade, onde áreas como a religião, a educação, a geografia e o direito tem afetado e modificado outras reformas como as agrárias, as universitárias, as de diferentes constituições, entre outras.

No entanto, a área religiosa foi uma das que teve maior variedade de reformas como a Luterana, Calvinista, Gregoriana, Católica, Anglicana e Protestante, que foram algumas das mais importantes e transcendentes.

E sem dúvidas, a Reforma Protestante foi o movimento religioso mais importante realizado neste sentido. Foi desenvolvido na primeira metade do século XVI e teve como principal consequência o surgimento das igrejas protestantes.

Então, muitos pensadores, religiosos e políticos decidiram unir seus ânimos contra as pretensões papais que dominavam toda a Igreja Católica de maneira que provocasse uma mudança profunda e geral em relação aos usos e costumes desta instituição. Em outro sentido, estes avanços desataram essa necessidade imperiosa e era fundamental também marcar uma mudança do ponto de vista religioso. Além disso, dos religiosos que entendiam que era necessário mudar o atual estado, foi necessária a colaboração dos civis. Martin Lutero e Juan Calvino foram alguns de seus representantes mais destacados.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reforma. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reforma >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reforma