Conceito de Refluxo

RefluxoA palavra refluxo se refere ao processo em que um fluído é devolvido ou retorna a seu ponto de partida. No jargão médico, este termo é empregado com grande frequência, pois o refluxo envolve uma insuficiência que faz com que o conteúdo de uma determinada cavidade ou estrutura seja devolvido e assim manifesta um estado patológico.

Existem vários tipos de refluxo que estão localizados de acordo com sua estrutura:

Refluxo Gastroesofágico. É o tipo de refluxo mais comum e conhecido, ocorre quando o conteúdo do estômago é devolvido para o esôfago em vez de seguir seu curso normal até a primeira parte do intestino delgado, conhecido como duodeno. Este tipo de refluxo ocorre devido à incompetência do esfíncter que se localiza entre o esôfago e o estômago, chamado de esfíncter esofágico inferior, ou por certos distúrbios como a hérnia de hiato, o aumento da pressão intra-abdominal devido à obesidade ou gravidez, assim como pelo hábito de deitar imediatamente após as refeições.

Refluxo faringo-laríngeo. Em alguns pacientes, o conteúdo do estômago pode ter acesso ao esôfago e daí passar para a laringe alcançando as cordas vocais provocando irritação. Estas pessoas apresentam dor de garganta, ronquidão, pigarro e tosse após as refeições ou ao deitar-se. Como dado curioso, a grande maioria destes pacientes não apresentam os clássicos sintomas do reflexo gastroesofágico porque são de difícil diagnóstico. Nas crianças pequenas este tipo de refluxo é causador de infecções respiratórias e asma.

Refluxo vesicoureteral. Neste tipo de refluxo, a urina contida na bexiga retorna para o ureter podendo alcançar o rim. Isto pode ocorrer de forma assintomática, ou seja, sem que haja qualquer tipo de sintoma ou incômodo, mas também pode ser a causa de infecções urinárias como a pielonefrite, que vem acompanhada de dores lombares, dor e ardência para urinar e inclusive febre.

Refluxo vascular. O sangue também pode retornar de forma patológica dando origem a um refluxo. Isso ocorre quando o sistema valvular das veias ou do coração é insuficiente em função de impedir que o sangue retorne. No trajeto venoso das pernas, doenças como varizes produzem dilatações anormais das veias, desta maneira, faz com que o sistema valvular não feche completamente e assim parte do fluído retorne facilitado pela gravidade. Essa situação causa cansaço, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Refluxo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/refluxo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Refluxo