Conceito de Reflexão

ReflexaoO termo reflexão pode ser utilizado de diferentes maneiras e com diversos significados. Entretanto, há dois principais que tem a ver, um com a atividade de refletir ou meditar e o outro com a de refletir algo. Enquanto a primeira é uma atividade puramente mental e o tema se relaciona com disciplinas tais como a filosofia, a segunda opção é um ato empírico que acontece naturalmente e que é estudado por ciências tais como a física ou a ótica.

No sentido de refletir ou de meditar, a reflexão é um dos atos mais profundos e iniciais realizados pelo ser humano. O surgimento da reflexão teve sempre a ver com o desenvolvimento de uma consciência abstrata e muito mais profunda que aquela que possuía o resto dos animais. O ser humano, ao criar uma linguagem e ao desenvolver um sistema de pensamento abstrato dedicou desde seu início uma importante parte de seu tempo a refletir e meditar sobre diferentes aspectos que fizeram tanto a sua vida cotidiana como a elementos de maior alcance como o cosmos, o momento depois da morte, o que não se conhece, etc. Além disso, a reflexão é considerada uma virtude hoje em dia quando o estilo de vida estressante não nos permite um momento de pensar antes de agir impulsivamente.

A reflexão como termo científico tem a ver com o ato de refletir um raio de luz sobre uma superfície. Deste modo, a reflexão faz com que o raio de luz seja absorvido ou rejeitado, gerando assim uma diferente variedade de cores e imagens complexas que muitas vezes podem parecer reais, mas que não são mais que representações da realidade. Neste sentido, a reflexão também se relaciona com outras disciplinas como a ótica, a informática e a geometria.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Reflexão