Conceito de Refinaria

refineriaA refinaria é uma estrutura de tipo industrial que converte o petróleo em diferentes combustíveis como a gasolina, o óleo diesel, o butano, assim como em matéria prima para elaborar diversos tipos de produtos, tais como plásticos, roupa, asfalto, computadores, móveis, entre outros.

Estamos rodeados de elementos fabricados a partir do petróleo. Deste mineral é possível extrair todo tipo de objeto porque existem refinarias que elaboram um processo de transformação, tornando esta matéria prima em produtos diferentes.

O petróleo extraído das plataformas terrestres ou marítimas é transportado por grandes navios e conduzido ao seu local de destino através de um oleoduto terminando em uma refinaria que armazena o produto em questão.

O processo de transformação do petróleo

Nas refinarias, inicia-se o processo de tratamento do petróleo em função do seu destino. Dentro de um forno acontece o processo de aquecimento que alcança temperaturas superiores a 300 graus. Assim que está quente, o petróleo é introduzido em uma torre de destilação que separa os componentes do petróleo dependendo de sua densidade.

Em primeiro lugar são obtidos os gases como o butano ou o propano, utilizados na calefação das casas. Em seguida é produzida a nafta, base da gasolina e de toda uma série de matérias primas como o plástico, as fibras têxteis ou alguns componentes utilizados no setor farmacêutico. Na próxima fase, é extraída a querosene que serve como combustível para a aviação. Na destilação, o diesel é produzido da mesma forma e serve como combustível para alguns veículos como também para a calefação.

Nas frações mais pesadas é possível encontrar fuelóleo, este serve como base do combustível para navios ou centrais térmicas. Por último, este processo ainda produz os asfaltos que são utilizados para fazer ruas e estradas, assim como alguns materiais de construção como os impermeabilizantes.

Mecanismos finais

Uma vez separados os componentes devem ser refinados, ou seja, submetidos a um processo químico de transformação para que possam ser consumidos.

Nas refinarias, a maioria do espaço está destinada a três estruturas diferentes: uma zona de armazenamento de petróleo; uma zona dedicada à conversão da matéria prima e uma zona orientada para elaborar outros produtos criados a partir do fuelóleo (propano, propileno e butano).

Sem dúvida, as refinarias se preocupam com as medidas de segurança para evitar qualquer tipo de acidente que possa ocorrer.

Foto: iStock - 4x6

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Refinaria. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/refinaria >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Refinaria