Conceito de Refém

Refem

Pessoa capturada com violência e contra sua vontade por um delinquente com a intenção de que a vítima seja sua garantia

Em nosso idioma a palavra refém se refere à pessoa que é pega por força, capturada normalmente com violência e contra sua vontade por um delinquente com a intenção de que a mesma seja sua garantia enquanto dure a negociação com um terceiro, por exemplo, com a polícia ou um negociador. Isto é, o refém é uma espécie de sequestrado, que é privado de sua liberdade até que o delinquente decida liberá-lo.

A carta para conseguir ou benefícios posteriores ao ato criminoso

Nos roubos a bancos ou casas é muito comum que os ladrões peguem como reféns os empregados e clientes ou os moradores da casa, respectivamente, para poder sair vivos e escapar da polícia que já os têm cercados ou também para conseguir algum acordo que os beneficie caso se entreguem e liberem os reféns sãos e salvos. Normalmente os reféns que se encontram diante desta circunstância são salvos quando as forças de segurança correspondente chegam ao local e encurralam o criminoso.

Uma situação traumática para o refém

Vale destacar que esta situação é sempre muito traumática para quem se encontra como refém porque o normal é receber ameaças físicas e verbais todo o tempo por parte dos delinquentes. Existem raptos que duram muitas horas e assim o refém fica mais tenso e temeroso em relação à situação de estar no meio entre bandidos e polícia, como também diante da impossibilidade de sair são e salvo e não chegar a um acordo com a polícia.

A integridade do refém é privilegiada

Se voltarmos ao tempo em relação às histórias de ataque a reféns, podemos reparar que muitas vezes esses casos terminam bem com a entrega do criminoso após um acordo e a liberação da vítima, no entanto, outras vezes ocorre o contrário, os reféns são assassinados pelos delinquentes ou pela própria polícia porque são utilizados como escudos humanos para escapar.

Entretanto, vale destacar que a polícia sempre privilegia a vida dos reféns, é por isso que, salvo um ato louco por parte do delinquente, a polícia não ataca o criminoso caso a vida do refém esteja em perigo.

Sem dúvida que capturar um refém é um crime e assim o autor deste ato sofrerá uma pena por isso.

Foto: iStock - Marc Dufresne

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Refém