Conceito de Reencontro

ReencontroA palavra reencontro é formada pelo prefixo re, que indica repetição, e encontro no sentido de união ou coincidência entre duas pessoas. Assim, se duas pessoas levam certo tempo sem se ver e um dia voltam a se encontrar, trata-se de um momento de reencontro entre ambos.

Ao mesmo tempo, pode acontecer um reencontro quando uma pessoa recupera algo do passado, normalmente de alguma atividade. “O reencontro com a arte clássica tem sido interessante” ou “O reencontro com meu bairro antigo foi emocionante”.

Em qualquer uma das duas abordagens, o reencontro envolve a recuperação de alguém ou algo que pertence ao passado.

O papel dos sentimentos

Sem dúvida, o reencontro, muitas vezes, vem acompanhado de um sentimento ou emoção que pode ser positivo ou satisfatório, como também tudo ao contrário. O componente emocional dá ao reencontro uma dimensão especial, uma vez que se trata de uma espécie de viagem ao tempo (algo que faz parte de um período anterior e que volta ao presente).

A ideia de reencontro não significa necessariamente que seja um fato real, pode ser simplesmente um ato mental. Vamos pensar na seguinte situação: uma pessoa observa algumas fotos de sua infância. Nesse instante, surge um reencontro através da memória e que reproduz alguns acontecimentos do passado.

O reencontro amoroso

As historias de amor são vividas com intensidade e paixão. Na literatura, no cinema e na vida real surgem separações dolorosas que a princípio parecem ser definitivas. Entretanto, às vezes, acontece um reencontro casual entre duas pessoas que foram apaixonadas ou que sentem a necessidade de voltar à união.

Esta vivência está repleta de vários elementos: desejo, dúvidas, incerteza, mistério, nervosismo, etc. Estes sentimentos são proporcionados pelos protagonistas de um encontro, por sua vez, pelos espectadores de um filme ou pelos leitores de um romance que também viveram essas paixões.

O reencontro amoroso, em sua versão tradicional, trata-se de um enigma e este elemento faz com que o gênero romântico utilize este recurso como mecanismo para chamar a atenção do leitor ou do espectador. Neste sentido, quando os apaixonados voltam a estar juntos ficam diante de uma segunda oportunidade em suas vidas, como uma nova edição de um episódio do passado.

Na história da literatura há muitos exemplos em relação a este tipo de história. No romance de Gabriel Garcia Marquez, “O amor nos tempos de cólera”, os personagens principais são Florentino Ariza e Fermina Daza, que tiveram um rompimento sentimental na juventude e depois de muitos anos tiveram um feliz reencontro.

Foto: Christopher Futcher I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reencontro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reencontro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reencontro