Conceito de Redução

Reducao-economia-crisisO conceito de redução é utilizado em nossa língua em diversos sentidos.

Uma diminuição que afeta algo

Um dos usos mais utilizados deste conceito permite designar a diminuição, o encurtamento ou o enfraquecimento de algo, de um objeto ou de uma situação. “A redução de peso de Laura foi realmente surpreendente, a dieta funcionou de forma excelente”. “O novo presidente anunciou uma iminente redução de impostos”. “Esta saia precisa de uma redução de uns 4 cm para ficar bem”.

Obediência por ameaça ou uso de força

Por outro lado, a palavra redução é utilizada para indicar obediência ou o acatamento de alguém que é obrigado pelo outro, normalmente, através de uma ameaça ou do uso de força. “Após a redução da família na casa, os ladrões aproveitaram para invadir e roubar tudo”.

Mudança para uma velocidade mais baixa em um automóvel

Quando este conceito é aplicado no plano automobilístico significa que houve uma mudança de velocidade: de uma mais alta para outra mais baixa. Quando uma curva se aproxima, deve-se fazer uma redução da terceira para a segunda marcha.

Método para resolver equações

Na matemática, a redução é um método empregado na hora da resolução de equações de tipo linear.

Populações indígenas convertidas ao cristianismo durante a conquista espanhola na América

E finalmente este conceito é utilizado para designar as populações indígenas que foram convertidas ao cristianismo oportunamente.

Nem bem os espanhóis haviam colocado os pés na América, logo após o descobrimento do novo continente pelo navegante Cristovão Colombo, que os monarcas espanhóis estenderam sua política evangelizadora na nova terra. Os reis católicos deram grande relevância à religião, pois sem dúvida a América era um lugar imenso por onde se podia difundir o amor a Deus e a fé católica.

Os colonizadores realizaram uma importante tarefa neste sentido convertendo os habitantes indígenas. Uma vez evangelizados, eram organizadas as chamadas reduções, estas que se caracterizavam por uma vida comunitária, ou seja, seus bens eram produzidos ali mesmo e pertenciam à própria comunidade. Os jesuítas e os franciscanos souberam organizar muitas reduções, conquistando desenvolvimento e sendo de grande importância para a Mesopotâmia Argentina, Brasil e Paraguai.

Foto: inhauscreative I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Redução. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reducao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Redução