Conceito de Redistribuição

O termo distribuição é formado pelo prefixo re que significa repetição, como também voltar a fazer algo. A palavra distribuição indica que há uma divisão em função de algum critério. Assim, a redistribuição seria uma nova distribuição de algo.

A ideia de redistribuição obedece a uma necessidade: algumas questões devem ser organizadas ou dividas segundo uma avaliação. Existem diversos campos que utilizam esse termo, tais como economia, política, direito, etc.

Redistribuição da riqueza

No contexto da administração do estado, é possível falar sobre redistribuição de riqueza. A mesma está baseada na arrecadação de tributos que a partir disso ativam políticas de igualdade dando acesso e proporcionando certos níveis de bem-estar (como saúde, educação, cooperação ou ajudas sociais) para os mais desfavorecidos da sociedade. Neste sentido, o conceito redistribuição pretende corrigir as desigualdades sociais e promover a igualdade de oportunidades.

Justiça Social

Este tipo de política está enquadrado dentro de uma ideia geral: a conveniência de uma justiça social. Deve-se levar em conta que há grupos que partem de uma situação desigual, por exemplo, os deficientes físicos e algumas minorias sociais. Para que esses grupos não se encontrem em uma situação de permanente marginalidade é preciso impulsionar ações redistributivas. Isso significa que certos indivíduos contribuem com mais impostos do que outros e que a administração do estado tem a função de proteger aqueles indivíduos ou grupos mais desfavorecidos para melhorar sua posição social.

Cada sociedade tem seus cuidados com a redistribuição

Todas as sociedades têm critérios de redistribuição da riqueza. Inclusive as sociedades primitivas incorporam necessidades de organizar os bens adquiridos segundo uma ideia de justiça e equidade. Vamos pensar num pequeno grupo de seres humanos primitivos. Os homens caçam, as mulheres se ocupam de alimentar as crianças, os idosos realizam tarefas que exigem menor esforço físico e há pessoas com limitações físicas.

O alimento obtido por esse grupo social é repartido de alguma maneira e, nesta repartição, há um critério de redistribuição que é avaliado como justo, injusto, equilibrado ou de outra forma qualquer. Sendo assim, este exemplo ultrapassa os limites de qualquer organização humana por mais complexa que pareça, onde é necessário introduzir uma ordem de repartição da riqueza para que uma comunidade tenha um mínimo de coesão social entre seus membros.

Foto: iStock - bluesky85

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Redistribuição