Conceito de Redesenho

Voltar a desenhar algo

Re é um dos prefixos mais utilizados em nossa língua e se usa diante de algumas palavras para indicar a repetição de uma ação. Neste caso, o redesenho se refere à ação de voltar a desenhar algo.

O desenho é uma atividade criativa através do qual uma pessoa idealiza objetos e elementos úteis de determinada marca estética para que, em seguida, sejam fabricados em série e comercializados no mercado.

Melhorar a versão original

O redesenho de um objeto ou de qualquer outro elemento pode ser efetuado com várias intenções. Uma alternativa pode ser melhorar a versão original desse objeto, tornando-o mais atrativo e mais atual, incorporando-lhe novas funções caso já estejam obsoletos, por exemplo. O redesenho se deve também à insatisfação do criador sobre seu desenho, por isso a intenção de reelaborá-lo e começar do zero.

Os avanços tecnológicos determinam o redesenho

A revolução vivida pela indústria a partir do século XIX permitiu a fabricação de uma série de produtos, da mesma forma, os constantes avanços propostos pela tecnologia alcançaram melhores opções e fizeram com que muitos bens materiais se tornassem objeto de redesenho.

Vamos pensar num automóvel, este que é um dos bens mais demandados no mundo inteiro, costuma ser plausível de redesenho por parte da empresa que o fabrica e comercializado. Muitas vezes são lançadas propostas ao mercado quando não são cumpridas as expectativas nem satisfeitas às necessidades dos usuários, assim, os desenhistas são criticados e a empresa fabricante para não perder espaço no mercado decide redesenhar o automóvel.

Muitas vezes, as reclamações mais comuns acontecem nos modelos populares, ou seja, aqueles que são os mais baratos do mercado, que estão vinculados especialmente a questões de conforto e que obviamente é o que lhes falta, consequentemente incomodando os clientes.

O redesenho pode ser aplicado também sobre intangíveis

Não só os objetos tangíveis podem ser objeto de redesenho, o mesmo pode ser aplicado sobre elementos não palpáveis como estratégia de marketing ou de comunicação.

Desta forma o redesenho é muito importante, pois graças a ele se reelaborar objetos e elementos que não atendem ao consumidor.

Foto: Eduardo Luzzatti I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Redesenho. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/redesenho >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Redesenho