Conceito de Rede sem fio (wireless)

wirelessA rede sem fio é uma rede de comunicação sem cabo por onde a transmissão de dados é realizada através de ondas. Existem diversos tipos de rede na qual podemos enquadrar esta definição, por exemplo, as redes utilizadas para a provisão de internet, dos serviços de telefonia móvel ou simplesmente para uso pessoal. Hoje em dia, as redes sem fio fazem parte da tecnologia e certamente contribuíram muito com o desenvolvimento da comunicação dentro das sociedades. Acredita-se que elas têm muito mais a oferecer e que podem aumentar significativamente a quantidade de dados a transmitir.

Características e relevância

A principal função de uma rede sem fios é estabelecer uma comunicação entre os diversos dispositivos sem a utilização de cabos. Esta circunstância possui grande importância do ponto de vista financeiro, pois se economiza deixando de lado a presença de cabos. No entanto, o principal problema destas redes é a segurança, circunstância que torna necessário o desenvolvimento de padrões específicos para manter a rede livre de qualquer tipo de ataque ou por roubar qualquer informação. No caso da internet, estes sistemas de segurança recebem o nome de WPA, WP2 e WEP.

Ondas que transmitem informação

As ondas que podem ser utilizadas para representar uma rede sem fio são variadas. No primeiro caso, temos as ondas de rádio, são ondas que se orientam em todas as direções e se mantêm em frequências relativamente baixas. Em seguida, temos as micro-ondas por satélite, essas ondas são emitidas para a Terra por um satélite em órbita e aí são reenviadas de volta de maneira amplificada. Enfim, existem as micro-ondas terrestres, essas são ondas que precisam de antenas parabólicas e devem estar alinhadas para permitir a transmissão.

Revolução em constante desenvolvimento

As redes sem fio possibilitaram uma verdadeira revolução no que se diz respeito às telecomunicações. De fato, elas significaram um verdadeiro progresso à medida que possibilitam uma melhor conexão para qualquer lugar habitado ou que exista algum tipo de cobertura. Por outro lado, com já se sabe, este processo tem minimizado os custos significativamente pelo fato de não utilizar cabos. É de se esperar que no futuro existam novas melhorias na tecnologia das redes sem fio para que aumente sua eficiência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rede sem fio (wireless)