Conceito de Rede Trófica

Rede-TroficaO conceito de rede trófica também conhecido como teia alimentar é aplicado ao fenômeno natural em que diferentes seres vivos se conectam entre si a partir do ciclo da vida que envolve que uns se alimentem dos outros para sobreviver. A palavra trófica provém do idioma grego, na qual "trophos" significa alimento. Assim, uma rede ou cadeia trófica é a união de diferentes elos que se unem pelo consumo para sobreviver. O fato de ninguém alimentar-se única e exclusivamente do ser humano, costuma colocá-lo no final da rede trófica, pois ao ser onívoro consome todo tipo de seres vivos e nenhum depende dele para sobreviver.

A rede trófica tem vários pontos que se repetem em todos os casos embora com variantes. O princípio de toda rede ou cadeia trófica trata dos vegetais de todo tipo. Estes seres vivos, ao serem autótrofos, ou seja, ao produzir seu próprio alimento, são os primeiros elos na cadeia, pois outros seres vivos dependem deles para poder alimentar-se. As plantas, vegetais e árvores são autótrofos, pois apresentam elementos naturais como a água, a luz ou o dióxido de carbono para transformá-los em alimentos processados em seu interior. Assim, os vegetais, ao viver por seus próprios meios, permitem que os animais herbívoros possam alimentar-se também e seguir sobrevivendo.

Os herbívoros costumam ser o segundo elo de toda rede trófica, pois são aqueles que consomem as plantas, razão pela qual devem estar localizados num lugar imediatamente posterior. Estes animais (como podem ser os cavalos, as zebras, os antílopes, as vacas ou os búfalos) são seguidos pelos animais carnívoros, aqueles que se alimentam de carne (por exemplo, o leão, o tigre, o lobo, o urso). Então, os animais exclusivamente carnívoros estão localizados no terceiro posto, embora uma cadeia trófica possa apresentar vários elos de carnívoros (por exemplo, quando no oceano os peixes maiores se alimentam dos menores e assim sucessivamente). O ser humano se coloca no final da rede podendo consumir como alimento qualquer dos elementos anteriores de maneira inclusiva ou exclusiva segundo seja sua dieta.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rede Trófica