Conceito de Rede

redeCom o objetivo de compartilhar serviços, informações e recursos criam-se as redes informáticas, as quais compreendem um conjunto de dispositivos de diferentes classes (computadores, routers, modems), conectados mediante sinais, cabos, ondas radioelétricas ou qualquer outro tipo de transporte de dados digitais.

A ISO definiu o modelo OSI (Open System Interconnection), na qual permitiu simplificar a comunicação entre os programas em diferentes máquinas. Este modelo livre e aberto especifica 7 camadas de abstração que vão desde a física até o nível de aplicação.

Existem redes privadas e públicas. A Intranet é uma rede privada que utiliza a tecnologia criada para a Internet: protocolos TCP/IP, sendo o mais importante do sistema. Estas redes costumam limitar-se ao alcance de uma só entidade, e oferecem os típicos serviços que se encontram também em Internet: SMTP, POP3, HTTP, FTP e outros como o chat por IRC.

Por outro lado, existem redes Livres e redes Não Livres. As redes livres são formadas no geral por entusiastas de softwares livres que conectam diferentes nós entre si mediante tecnologia WiFi que compartilham arquivos armazenados em disco e transmitem dados a elevadas velocidades. Por exemplo, hoje uma rede livre pode funcionar a 54 MB/ps, enquanto que em 2008 as redes não livres, como por exemplo a Internet, brindavam aos usuários domiciliares 3 MB/ps típicamente como um estándar na Europa, sendo menor ainda a banda larga na América do Sul. As redes livres são administradas de forma cooperativa e no geral o acesso é gratuito. O movimento do software livre, ao menos por parte de Free Software Foundation, se propõe criar uma rede de redes livres de alcance mundial, paralela à Internet.

Em geral os proveedores de Internet fornecem ao cliente um modem, um nome de usuário e uma senha de acesso. Em outros casos a conexão desde o PC à saída da Internet é configurada automáticamente pelo DHCP (dinamic host configuration protocol), na qual o usuário não deve introduzir nenhum dado no sistema para se conectar às redes, frequente em conexões de cabo modem, como por exemplo o serviço Flash. Este tipo de conexão simples utiliza “modems ethernet” que não requer configuração alguma por parte do usuário tanto nos sistemas Windows como GNU/Linux ou Mac OS X.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rede