Conceito de Red Man

Red-ManPara aqueles que sabem inglês, mas não sabem muito de informática, o conceito red man pode soar algo como “homem vermelho”. Brincadeiras de lado, o “red” se refere a uma rede normal como internet, e “man” é uma sigla inglesa que significa “Metropolitan Área Network”, assim temos o significado literal “Rede de Área Metropolitana”. Uma vez explicado o termo, sua própria tradução a define, trata-se de uma rede em uma área metropolitana.

Existem muitos tipos de red man, mas a principal função desses diversos tipos é fornecer essencialmente uma interconexão para uma área onde mora ou trabalha muita gente para que dessa maneira possam compartilhar vídeos e áudios sobre um cabo de cobre ou de fibra óptica. Existem outros termos como “red lan” traduzido como rede de área local e “red wan” que significa rede de longa distância. Assim a red man se diferencia das demais (lan e wan) por sua manutenção ser considerada mais barata, por sempre prever quantas pessoas irão conectar-se à rede simultaneamente e por não prever com exatidão, mas com pouca margem de erro. É por esse motivo que, por exemplo, quando estamos de férias em um lugar qualquer, às vezes a rede não atinge essa área e mesma cai toda hora por não suportar o excesso de pessoas conectadas a essa rede.

As redes man estão baseadas no padrão IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) que traduzido ao português significa Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos. Este padrão proporciona confiabilidade, estabilidade e segurança à rede, além de outras qualidades favoráveis que contribuem para o barateio de sua manutenção. Uma red man pode estar constituída de poucas redes lan ou até mesmo de muitas, pode ser feita e incluir dentro de sua estrutura outras redes menores e muitas combinações.

Uma representação gráfica das principais e das mais variadas redes existentes.

As redes man podem ter muitas aplicações, por exemplo, vídeo vigilância, zonas WI-FI, além das típicas conexões de internet e muitas outras aplicações. Podem ser públicas ou privadas, as últimas são muito conhecidas por serem provedoras da internet, já as públicas conectam uma série de edifícios públicos em um banco de dados central para coordenar, por exemplo, os trabalhadores que contribuem para a previdência social.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Red Man. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/red-man >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Red Man