Conceito de Recursos renováveis

Recursos-renovaveisO recurso renovável é um tipo de recurso natural que pode renovar-se a partir de processos naturais e com maior rapidez à medida que o ser humano os consome, ou seja, se renovam tão rapidamente que não se esgotam e, então, os homens podem fazer seu uso sempre.

Vale ressaltar que o recurso natural é um bem oferecido pela natureza e que não apresenta nenhum tipo de intervenção humana. Os recursos naturais são amplamente valorizados por isso e porque contribuem certamente com o bem-estar e desenvolvimento dos diferentes produtos necessários à vida.

Entre os tipos de recursos naturais se destacam: a água, a energia solar, o vento, a maré e a energia hidroelétrica.

De alguma forma, podemos qualificá-los como eternos, uma vez que é muito difícil de acabarem com o transcorrer do tempo. Agora, há também outros recursos renováveis que se produzidos de maneira regular no tempo, também poderemos contar eles, como é o caso da madeira, do papel, do couro, entre outros.

A fonte de energia que mais prolifera em nosso planeta é sem dúvidas a solar.

Por outro lado, a energia eólica, ou seja, o vento, também é abundante no mundo e isto significa uma limpeza que é de grande ajuda quando se trata de reduzir os efeitos negativos provocados pelos gases de efeito estufa, tão prejudiciais para nosso meio natural. Entretanto, há uma desvantagem intermitente na qual não se pode depender exclusivamente dela.

No caso da energia hidroelétrica, está presente graças ao movimento que ocorre nos oceanos e demais águas. Quando se colocam algumas turbinas, são extremamente úteis para produzir energia de tipo elétrica.

Assim mesmo, a água é um recuro renovável desde que seu uso seja feito com responsabilidade, ou seja, que controle seu trânsito, tratamento e circulação.

A principal característica apresentada por estes recursos e que a diferencia dos demais recursos é a sustentabilidade, ou seja, podem ser produzidos de modo sustentável através do tempo e não acabam; algo que claro não acontece com os não renováveis que, estes sim, acabam com seu uso.

Dentro do grupo dos não renováveis estão: a gasolina, o diesel, o carvão e o gás natural.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Recursos renováveis