Conceito de Recursos naturais

Os recursos naturais são aqueles bens que podem ser obtidos da natureza sem qualquer intervenção do homem. Eles têm influência positiva na economia ao ajudar seu desenvolvimento e satisfazer as necessidades da população. Poucas vezes o poder econômico de um determinado país se sustentou com recursos naturais estratégicos.

Apesar da complexidade dos bens e serviços que a humanidade pode produzir em tempos modernos, é essencial destacar que todas estas possibilidades se sustentam na exploração de alguns recursos básicos que não foram produzidos pela mão humana. Por exemplo, as necessidades energéticas das sociedades de hoje são impossíveis de satisfazer sem a exploração do petróleo, as necessidades de alimentos dependem da utilização adequada do solo, etc. Por isso é importante saber se os recursos utilizados podem ser renovados ou não.

Os recursos naturais renováveis são aqueles que sua utilização não acaba, na medida em que a natureza os regenera em uma proporção superior a seu uso. No entanto, é possível que alguns recursos naturais renováveis percam sua categoria se o grau de exploração recebido supere suas possibilidades de renovação como é o caso da água. Também é possível que a utilização de um recurso não supere sua regeneração, pois assim estaríamos diante de um recurso perpétuo.

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que constituem depósitos limitados ou com possibilidades de renovação abaixo de sua exploração por parte da sociedade. Um exemplo importante são os hidrocarbonetos que possuem reservas limitas.

Tudo isso nos leva a concluir que é de grande importância planejar a exploração dos recursos que a natureza nos fornece, a fim de antecipar problemas e buscar alternativas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Recursos naturais. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/recursos-naturais >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Recursos naturais