Conceito de Recursos Minerais

Recursos-Minerais

Os recursos: bens úteis que permitem satisfazer nossas necessidades

Os recursos são todos aqueles bens, meios e riquezas materiais que qualquer pessoa, organização, empresa ou estado podem ter. São extremamente úteis para a concretização de um objetivo e permitem satisfazer ou simplesmente manter as necessidades.

Há muitos tipos de recursos, embora existam outros que também se caracterizam por permitir satisfazer as necessidades.

Concentração natural de minerais da crosta terrestre plausível de exploração econômica

No caso específico dos recursos naturais, este artigo consiste na concentração natural de minerais da crosta terrestre que podem ser explorados pelo ser humano através de sua extração e com fins lucrativos, uma vez que a maioria dispõe de um valor econômico no mercado.

O desafio da busca

Os recursos minerais do nosso planeta são os mais diversos: ouro, cobre, prata, flúor, diamante, rubi, calcário, entre outros. No entanto, não é qualquer um que pode fazer sua busca. Esse procedimento é o mais importante, pois para encontrar é necessário implementar métodos sofisticados que demandam a aplicação de conhecimentos geológicos que advertem sua formação e distribuição no planeta, assim como suas principais propriedades, entre outras questões.

A mineração: atividade econômica muito utilizada e milionária

A indústria que trata da extração e de seu posterior processamento é conhecida popularmente como mineração. Sem dúvida, é uma das atividades econômicas mais importantes realizadas no mundo que proporciona grandes lucros aos seus exploradores.

Os benefícios dos minerais, tanto econômicos como em relação à satisfação das necessidades básicas, são reconhecidos pelo homem desde os tempos mais remotos. Desde a pré-história o homem explora por diversos fins, primeiro, obviamente por termos básicos de satisfação pessoal e em seguida para atender a grande demanda industrial.

A contaminação ambiental: a grande dívida da atividade mineradora

Sem dúvida, na atualidade, a mineração é a fonte de lucro mais destacada de alguns países. Por isso, os governos se preocupam com a exploração de minas e permitem que grandes conglomerados econômicos se ocupem dessa tarefa. No entanto, não podemos deixar de destacar que, em muitos casos, essa exploração pode provocar tremendos e irreparáveis danos ao meio ambiente que infelizmente certos países não podem atender devido a questões econômicas.

Foto: iStock - Darryl Peroni

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Recursos Minerais. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/recursos-minerais >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Recursos Minerais