Conceito de Recursos materiais

Recursos-materiaisPara que uma empresa possa ser efetiva, satisfatória e conseguir cumprir com seus objetivos, é imprescindível contar com uma série de elementos, também chamados de recursos ou insumos, que combinados harmonicamente contribuem com seu correto funcionamento. Estes recursos são os seguintes: recursos materiais, recursos humanos, recursos financeiros e recursos técnicos. No entanto, o que vamos tratar serão os recursos materiais.

Os recursos materiais de uma empresa são conhecidos como os bens tangíveis que a empresa possui para poder oferecer seus serviços, tais como: as instalações (edifícios, máquinas, equipamentos, escritórios, terrenos, instrumentos, ferramentas, entre outras) e a matéria-prima (materiais auxiliares que fazem parte do produto, seu processamento, os produtos acabados, etc.).

O segredo do fracasso ou sucesso depende essencialmente da administração realizada, neste caso, dos materiais. O ideal é encontrar o equilíbrio na sua utilização. Podem estar escassos como também em grande quantidade para o futuro desenvolvimento da empresa, embora muitos possam achar o contrário.

Por isso, o segredo do sucesso de uma empresa é a obtenção oportuna, estando no lugar certo e nas melhores condições de custo, quantidade e qualidade exigida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Recursos materiais