Conceito de Recursos Hídricos

Recursos-HidricosOs recursos são meios que podem ser usados para atender uma necessidade ou demanda, como também para atingir um objetivo proposto ou realizar alguma atividade. Melhor dizendo, são meios que têm uma finalidade.

As águas do planeta

Os recursos hídricos são as águas existentes de nosso planeta que estão disponíveis para o uso dos humanos em algum sentido, tais como os oceanos, rios, lagos, lagoas, córregos, etc.

Uso racional e a consciência

No entanto, vale destacar que embora estejam ao nosso alcance, é um dever de todos cuidar, preservar e o mais importante usar essa água de maneira racional e consciente, pois ela é indispensável para a vida de todos os seres vivos da terra. Quando se quebra este equilíbrio, certamente, prejudicará muito a vida das pessoas e consequentemente a saúde de todo planeta.

Principais ameaças: contaminação e sobre-exploração

Quase todas as águas são recursos renováveis e por isso temos a sorte de sempre estarem em seus devidos lugares, mas infelizmente, enfrenta-se a ação desrespeitosa do homem, a contaminação, a sobre-exploração, entre outras calamidades.

Muitas atividades industriais que são realizadas atentam contra a saúde da água e isso a coloca em risco a todo tempo, como também as pessoas que vivem nessas proximidades.

Por outro lado é uma realidade que embora se renove, em muitos casos, o uso supera a regeneração do que são capazes e assim geram um enorme conflito: haverá água amanhã?

Um planeta sem água é algo inviável

Que esta pergunta sirva de alerta a todos nós, pois está claro que essa questão depende de cada um. Devemos respeitar e agir com consciência quando nos deparamos de frente com os recursos hídricos e, assim mesmo, aqueles que realizam alguma atividade pontual e que sabem que podem ser afetados, devem deixar de pensar na obtenção de um lucro máximo nas vendas e começar a pensar um pouco no planeta, pois ficar sem água é algo inviável.

Neste sentido, o estado deve estar presente para proteger as águas que se encontram em seu território. A conscientização e a educação cidadã em relação ao cuidado com a água é importante e parte do seu trabalho. Outra questão fundamental é o desenvolvimento de obras e estruturas que permitam aproveitar e usar da maneira mais conveniente possível os recursos hídricos disponíveis da nação.

Foto: vgajic I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Recursos Hídricos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/recursos-hidricos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Recursos Hídricos