Conceito de Recreação

RecreacaoEntende-se por recreação a todas as atividades e situações em que acontece uma diversão, assim como através do relaxamento e do entretenimento. São quase infinitas as possibilidades de recreação existentes hoje em dia, especialmente porque cada pessoa pode descobrir e desenvolver interesses por diversas formas de recreação e diversão.

Isto é, os indivíduos não são todos iguais e nem mesmo dispõe das mesmas experiências ou interesses, desta forma cada um desenvolve uma inclinação por uma atividade recreativa. Claro que pode haver coincidências, embora também possa acontecer de que uma recreação que serve para uma pessoa não sirva para a outra e vice-versa.

Existem algumas atividades recreativas que muitas pessoas desejam realizar, entre as mais populares estão: ir ao cinema, participar de uma excursão ao ar livre realizando atividades esportivas ou vinculadas com a proximidade da natureza, praticar algum esporte como o futebol, tênis, basquete, natação, entre outros.

A recreação acontece geralmente em espaços onde as pessoas podem participar livremente de acordo com seus interesses e preferências. A noção básica de uma situação de recreação é permitir que cada um encontre o que mais lhe dá prazer, onde possa sentir-se feliz e cômodo, além de fazer o melhor que puder. A recreação se diferencia de outras situações de relaxamento tais como dormir ou descansar, pois implica sempre em uma participação ativa das pessoas nas atividades a serem desenvolvidas.

Foi comprovado cientificamente que as pessoas que estão imersas em suas rotinas de trabalho e que não se dedicam a atividades de recreação, costumam sofrer muito estresse, angústia e ansiedade. Portanto, a recreação serve não só para ativar o corpo do ser humano, mas também para manter um equilíbrio sadio da mente. E ao contrário, levar uma vida sedentária e orientada unicamente para cumprir com as obrigações, torna as pessoas desequilibradas e aumenta o quadro de estresse.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Recreação