Conceito de Recorrente

RecorrenteRecorrente é aquilo que acontece jornalisticamente, em outras palavras, é o que a torna ocorrer com certa regularidade.

A ideia de recorrente envolve algo que se repete novamente, ou seja, a cada intervalo de tempo ocorre uma repetição. Vamos ver esta descrição através de dois exemplos: “o atacante tem uma lesão recorrente”, “tenho um sonho recorrente em relação a minha infância”. Em ambos os casos, expressa um fenômeno que aparece e desaparece.

No contexto dos problemas de saúde, costuma-se falar das patologias ou doenças recorrentes no sentido de que seus sintomas não são permanentes, mas que se manifestam de forma intermitente.

Fenômenos recorrentes

Certos aspectos da realidade têm uma dimensão cíclica. Isso significa que há fenômenos que nem sempre são produzidos, mas que são previsíveis para manifestar-se em um futuro próximo. A ideia de “fenômenos recorrentes” se baseia na experiência. Se em um processo de mudança há um elemento que periodicamente aparece com alguma regularidade, o lógico é que mais cedo ou mais tarde apareça esse mesmo elemento.

Sistema capitalista

No sistema capitalista, os ciclos econômicos vão acontecendo e de maneira recorrente aparece uma crise econômica, esta pode ser superada e mesmo assim após um período de tempo volta de novo a aparecer.

Estações do ano

A natureza funciona com certas normas mais ou menos regulares (as estações são um claro exemplo desta regularidade). No caso das catástrofes naturais não falamos de algo isolado, mas que são recorrentes. Diante desta realidade, os cientistas tentam prever com suficiente antecipação para minimizar seu impacto. Em alguns locais do planeta existem furacões, terremotos e incêndios florestais que são também recorrentes.

A triste recorrência da guerra

Desde os tempos mais remotos, sempre houve períodos de guerra que afetaram a humanidade. A guerra como fenômeno recorrente é um fato indiscutível. É praticamente impossível referir-se a uma etapa prolongada na qual não haja um confronto bélico.

Um dos fenômenos que tem sentido cíclico é o da moda. Os mais variados estilos de roupas e penteados aparecem e desaparecem. Do ponto de vista histórico, pode-se observar a volta da moda como algo recorrente. Vamos pensar um pouco, por exemplo, nos diversos cortes de cabelo pode-se obervar que muitos deixam de estar na moda num determinado momento e de forma inesperada voltam a estar.

A partir de uma perspectiva cultural também é possível destacar alguns temas recorrentes, aqueles que nunca desaparecem por completo como a liberdade, a justiça e a beleza.

Foto: iStock - iStockFinland

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Recorrente