Conceito de Recitação

Recitacao

Expressar em voz alta um texto, discurso, orações ou poemas

A recitação significa expressar em voz alta um texto, um discurso, orações ou poemas, sendo que estes últimos são os objetos de recitação mais comuns. Normalmente a recitação é realizada após a aprendizagem de memória de um poema ou discurso, isto é, significa que a recitação não é lida.

A importância da recitação desde criança

As crianças, durante os primeiros anos de escola, são ensinadas a recitar para colocar em prática sua memória, perder o medo e também ganhar confiança na hora de falar em voz alta diante do público.

Na aprendizagem da língua materna, os professores ensinam recitações que devem ser interpretadas em voz alta. Também é habitual interpretar uma recitação nos eventos escolares.

Influência no convencimento do público

Desta forma, a recitação é uma ação associada à linguagem e à comunicação na qual se valoriza a expressão pelo fato de seu domínio ser muito importante na hora de convencer ou emocionar públicos conforme corresponda.

Em uma recitação é preciso ter entonação destacada e interpretação gestual correspondente, pois ambas as questões são auxílios fundamentais para as palavras recitadas e ajudam a trazer emoção ao que se diz. No entanto, estes aspectos que dão entonação a uma recitação são de grande ajuda na hora de ressaltar as questões ou oferecer um tema de maior importância.

O público normalmente se rende a um bom orador

Por exemplo, os assessores dos candidatos políticos lhes recomendam muito a prática da recitação de seus discursos antes de uma apresentação em qualquer tipo de evento que seja ele o protagonista. Não demonstrar obsessão neste aspecto é muito importante porque o público normalmente se rende a um bom orador.

Por outro lado, no caso do teatro ou da poesia, é comum também que se use a recitação para declamar um verso ou um texto de dramaturgia em uma peça teatral.

Nas celebrações religiosas, como a missa católica, é uma prática recorrente um fiel ou sacerdote recitar uma passagem da Bíblia a seus fieis.

Foto: Marccophoto I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Recitação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/recitacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Recitação