Conceito de Reciprocidade

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando se fala em reciprocidade significa que existe uma correspondência, uma troca mútua, ou seja, uma troca que vai e vem, seja entre indivíduos ou até mesmo entre objetos.

Quando esse conceito é aplicado em relação a pessoas, normalmente, é realizado com a missão de indicar a reciprocidade de sentimentos. Assim, quando um casal se ama profundamente, costuma-se dizer que existe reciprocidade de amor. O mesmo termo também é usado quando os sentimentos não são tão positivos, por exemplo, para duas pessoas que se detestam também se usa esse termo para mostrar o desafeto entre ambas.

Como se houvesse uma norma supostamente estabelecida, as pessoas costumam ser afetuosas e carinhosas com quem são consigo mesmas. O mesmo ocorre o contrário, quando uma pessoa é violenta ou agressiva com a outra, costumamos responder da mesma maneira, ou seja, é natural e tipicamente humano que sejamos amorosos e companheiros com quem seja conosco também. Dessa maneira, se cria certa reciprocidade tanto de sentimento como de trato.

Em termos mais simples, as pessoas costumam se comportar com o outro em função do trato ou do afeto recebido oportunamente. Por isso, é muito importante que em qualquer relação se aprecie o bom tato, a boa comunicação e o fato de estar sempre presente e próximo quando se necessite.

As relações interpessoais são nutridas justamente por isso, das idas e voltas que acontecem entre os envolvidos.

Outro uso do termo na antropologia mostra a troca de produtos e trabalhos que ocorrem dentro dos mercados informais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reciprocidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reciprocidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reciprocidade