Conceito de Reatribuição

ReatribuicaoA palavra reatribuição é formada pelo prefixo “re” (que neste caso indica repetição) e vem do substantivo atribuição que expressa a relação entre um elemento e outro. Desta maneira, reatribuição significa realizar novamente uma conexão entre dois aspectos. Vamos examinar um exemplo simples. Um corredor participa de uma competição e recebe nas costas um número qualquer. Se o número recebido não for o correto, imediatamente terá que ser solicitado outro número e neste caso haverá uma reatribuição.

Como um método de correção

Analisando este conceito, observa-se que em qualquer processo de reatribuição existe uma mudança, ou seja, uma alteração. Normalmente este tipo de mudança obedece a algum erro técnico que pode ser corrigido com naturalidade. Os mecanismos de atribuição e reatribuição se enquadram na necessidade de organizar e classificar qualquer tipo de realidade. Novamente o exemplo pode ser de utilidade. Em um time de futebol cada jogador tem um número na camisa. Vamos imaginar que uma equipe contrata uma grande estrela do futebol, este jogador exige o número 9 e com isso provoca a troca de número do atleta anterior.

Para organizar a vida cotidiana é imprescindível recorrer aos números. Eles são utilizados para tudo: telefone, identificação de segurança social, senhas de cartões, etc. Alguns números são permanentes como o número da carteira de identidade, mas outros podem ser modificados por alguma razão e neste caso há uma reatribuição.

Curiosidades e circunstâncias concretas

Cada pessoa tem um sexo definido. Entretanto, em alguns casos, há indivíduos se consideram do sexo oposto. Por isso, é necessário uma reatribuição, ou seja, uma operação cirúrgica que permita a troca de sexo, por exemplo, de homem para mulher. Isso seria uma cirurgia de mudança de sexo.

O mundo empresarial está sujeito a mudanças permanentes. Em uma situação normalizada, cada trabalhador possui uma função específica, embora muitas vezes seja conveniente realizar uma mudança, desta forma, ocorre a reatribuição da estrutura organizacional de uma empresa.

Do ponto de vista social, o termo pode ser confundido com redistribuição

Apesar das declarações e exemplos mencionados, o conceito reatribuição pode ser confundido com frequência com outros parecidos: redistribuição e reorganização. A redistribuição expressa que pode haver uma mudança na distribuição, já a reorganização indica que a mudança ocorre em relação a uma ordem determinada.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Reatribuição