Conceito de Reanimação (RCP)

Reanimacao-RCPA reanimação é um procedimento médico realizado em situações de emergência em que o coração e os pulmões param de funcionar, ou seja, quando por alguma razão uma pessoa não respira ou deixa de ter pulso. Também é conhecida com RCP ou Reanimação Cardiopulmonar.

Em sua primeira manifestação, quando observamos que uma pessoa deixa de respirar e não apresenta batimentos cardíacos ocorre uma perda do estado de consciência. Ela acontece aproximadamente 30 segundos após a falta de oxigênio no cérebro. Neste caso, é importante que a reanimação seja realizada rapidamente antes que acabe o oxigênio do cérebro, pois sua falta durante 3 a 4 minutos pode ocasionar sequelas neurológicas irreversíveis e inclusive após 6 minutos pode ocasionar a morte da vítima.

A reanimação cardiopulmonar apresenta duas fases: fornecer oxigênio à vítima através da respiração boca a boca e procurar manter a circulação através de compressões cardíacas. Devemos colocar a vítima sobre uma superfície estável com a boca para cima, deixando livres as vias aéreas, retirando qualquer objeto que possa obstruí-la, como é o caso das próteses dentárias ou do sangue. Deve-se manter a cabeça em posição reta e movê-la com cuidado para não causar lesões na mesma ou na coluna cervical.

A técnica de RCP é realizada através da compressão onde se coloca uma mão sobre a outra com os dedos entrelaçados em cima do osso entre o peito. Os braços devem estar estendidos perpendicularmente ao tórax da vítima, iniciando uma massagem cardíaca. São realizadas 30 massagens seguidas de forma rápida comprimindo o peito.

A cada ciclo de massagem cardíaca é realizada a respiração boca a boca. A mão deve estar próxima à cabeça tampando o nariz e com a mão próxima ao corpo deve-se realizar a massagem cardíaca levantando o queixo. São realizadas duas respirações profundas verificando se há elevação do tórax.

O ciclo de 30 massagens cardíacas alternadas com duas respirações profundas deve continuar até a recuperação do estado de consciência da vítima ou até a chegada de ajuda especializada. Esse procedimento deve ser realizado somente quando a vitima não apresentar pulsação e respiração.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Reanimação (RCP)