Conceito de Realismo

realismoO realismo é uma maneira de apresentar ou de conceber a realidade tal como ela é. Quem possui esta postura não exagerará nem tampouco minimizará uma situação x, ou seja, a tomará tal como é, com a importância que implica, sem alarmar, mas também sem lhe dar a atenção que merece. Seu realismo evitou o investimento em um negócio que parecia fenomenal, mas que ao longo do tempo resultou ser pouco rentável.

Por outro lado, também ao modo prático de pensar e de atuar que alguém tem se denomina como realismo. “Você tem que ser mais realista Laura, esse homem tão inseguro não é pra você, você precisa de outro tipo de homem ao seu lado”.

Também, se designa com a palavra realismo àquela doutrina filosófica que considera que as coisas existem à parte e independentemente da consciência. Para a filosofia, o realismo é uma doutrina que propõe que aqueles objetos percebidos pelos sentidos dispõem de uma existência independente e que vai mais além do indivíduo que os percebe como reais. Ou seja, existem más além do que você ou eu percebemos.

Nas instâncias da arte, o realismo é o sistema estético que propõe se levantar como uma fiel imitação da natureza; nós podemos nos encontrar com o realismo pictórico, que tentará plasmar a realidade nos quadros e com o realismo literário, que por seu lado pretenderá oferecer um testemunho fidedigno sobre a época da qual se ocupa.

Ainda nas artes, o realismo mágico é um movimento literário que surgiu na América Latina em meados do século passado e que se destacou pela introdução de elementos de tipo fantásticos no meio de uma narrativa que propunha o realismo; o autor colombiano Gabriel García Márquez (Cem anos de Solidão) tem sido um dos mais fiéis expoentes deste movimento.

E nas Américas, especialmente na América Latina do fim do século XVIII e princípios do século XIX, se chamou realismo à doutrina ou opinião favorável à monarquia espanhola, que naqueles tempos dominava quase toda a América Central e a do Sul.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Realismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/realismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Realismo