Conceito de Realidade Aumentada

Realidade-AumentadaA realidade aumentada é um elemento das novas tecnologias que dispõe de uma visão diferente da realidade. Consiste na combinação de elementos de um ambiente real com outros elementos de um ambiente virtual que são criados em três dimensões. Ao mesmo tempo, esses dois elementos se combinam em tempo real.

A característica principal desta tecnologia é a visualização de um ambiente virtual (por exemplo, animais pequenos em maior tamanho) e sua interação com a realidade do ambiente real.

A origem da nova realidade

Na década de 1950, o cineasta Morton Heilig idealizou o sensorama para dar uma nova dimensão aos sentidos. Esta tecnologia foi aplicada inicialmente no campo do teatro e posteriormente foi adaptada ao cinema. Inicialmente, o sensorama ou cinema 4DX brincava com os diferentes sentidos, desta forma, o espectador via imagens em um ângulo maior e ao mesmo tempo com som estéreo e intervenção de aromas. Tudo isso proporcionava um efeito multiplicador, ou seja, uma realidade aumentada. Desta forma, era garantido que o espectador tivesse uma experiência intensa.

Aplicações da realidade aumentada

Um dos seus principais campos de aplicação é a publicidade. Propõe que o consumidor interaja com o produto e o perceba de maneira mais próxima.

Na área do lazer e da educação também é utilizada essa nova dimensão da realidade. Por exemplo, alguns museus utilizam guias turísticos com esta tecnologia e também em alguns jogos de videogame.

Na área da informática móvel são desenvolvidos aplicativos para a condução ou localização de pessoas.

A medicina é outro campo de aplicação. A cirurgia realizada por robôs é um claro exemplo, pois o cirurgião manipula o robô à distância para executar o procedimento em um paciente.

Na psicologia este sistema é empregado para tratar alguns transtornos emocionais. Por exemplo, no caso dos pacientes com fobia de baratas ou aranhas, utiliza-se a realidade aumentada para que essas pessoas possam superar a aversão destes animais.

O futuro

Esta tecnologia apresenta grandes possibilidades e pode mudar o futuro em muitos aspectos da vida. Na atualidade, existem projetos muito avançados relacionados às novas formas de ver televisão, como também na decoração, engenharia ou medicina. Na verdade, já existem modelos de óculos de realidade aumentada e seu campo de atuação pode mudar nosso modo de relacionamento e compreensão da realidade.

Foto: iStock - coloroftime

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Realidade Aumentada