Conceito de Realidade

RealidadeDenomina-se realidade ao conjunto de coisas existentes, como também as relações que elas mantêm entre si. Embora esta definição possa soar própria do sentido comum, o certo é que foi um conceito amplamente debatido no campo da filosofia por muito tempo. Basicamente a dificuldade sempre se baseou no grau de importância que se dava ao papel dos sentidos na compreensão do mundo.

As primeiras explicações filosóficas no que se diz respeito à noção de realidade podem ser encontradas na Grécia clássica, como por exemplo, na obra de Platão. Segundo este filósofo, o observável pelos sentidos não é nada mais que o reflexo da verdadeira realidade, que consiste no universo das ideias. Assim, o mundo atual deve ser interpretado como uma representação que carece de sustentação própria.

Diferente da posição anterior se encontra a visão de Aristóteles. Para ele, o objeto da realidade é compreendido pelas noções de substância e acidente, sendo a primeira a forma que o fazia pertencer a uma determinada classe, e na segunda, a mudança entre cada membro da espécie. Estes elementos de análise tiveram grande repercussão na Idade Média com a teologia desenvolvida por Santo Tomás.

Contrárias a estas concepções estão as explicações posteriores de George Berkeley. Este filósofo irlandês levou o empirismo até as últimas consequências, chegando a expressar que somente existem as percepções do mundo; em outras palavras podemos dizer que existem percepções do mundo, mas não que exista o mundo. David Hume se inspirou nestas explicações ao criticar a noção de "eu" e de causa e efeito, sendo assim, estas interpretações são alheias ao perceptível.

Kant, por sua vez, tentou unir estas duas posições frente ao real e valorizou tanto os dados percebidos pelos sentidos como as categorias mentais aplicadas (como por exemplo, a causa e efeito). Neste sentido, constitui uma síntese das duas posições.

Na atualidade o problema do real é menos discutido, embora ainda existam temas a ser abordados. Seu tratamento se relaciona com a capacidade de conhecimento do existente e, portanto, com o alcance da ciência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Realidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/realidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Realidade