Conceito de RCP

As siglas RCP significam Ressuscitação Cárdio Pulmonar, um termo que pertence à Medicina, mas que tem uma dimensão bem prática, pois se trata de uma técnica de primeiros socorros que serve para salvar a vida de uma pessoa acidentada com parada respiratória. A RCP deve ser aplicada anteriormente a chegada dos serviços de emergência.

Os passos a seguir em uma RCP

Uma parada cardiorrespiratória acontece quando uma pessoa não se mexe, não responde a nenhuma chamada, não respira e pode ser que não tenha pulso. No caso de nos encontrarmos diante de uma situação com estas características, deve-se chamar o serviços de primeiros socorros, facilitar a localização e esperar sua chegada. A seguir, devemos colocar o ouvido na altura da boca do paciente para verificar sua respiração e o movimento da cavidade torácica.

Observar se a pessoa está respirando

Em caso de haver respiração do sujeito, deve-se colocá-lo de lado para que não enrole a língua e não aspire ao próprio vômito (esta é uma norma de segurança). Se o paciente não respira é importante comprovar se o mesmo não se engasgou com algo; se isso aconteceu o objeto deve ser removido com a mão. Agora se não houver engasgue, deve-se colocar a cabeça do paciente para trás para que o mesmo não enrole a língua.

Dar respiração

Em uma próxima fase, deve-se soprar a boca do paciente para haver ventilação (os pulmões recebem ar com oxigênio). Depois da abertura da via aérea (a boca) e da ventilação, vem uma terceira fase: os dedos de uma mão são colocados no pescoço do paciente na altura da carótida para comprovar se há pulso (em caso afirmativo continua-se ventilando o paciente e se não há pulso deve ser aplicada uma massagem cardíaca).

Como realizar uma massagem cardíaca?

A aplicação da massagem cardíaca é realizada com as duas mãos, uma em cima da outra, pressionando o peito do paciente (são combinadas duas respirações de ventilação alternadas com 30 compressões manuais sobre o peito). Em relação às compressões, elas devem ser enérgicas para permitir que o coração se mova e ative a circulação do sangue.

Conforme os estudos realizados, aconselha-se que o paciente com parada cardiorrespiratória receba umas 100 compressões por minuto. A RCP deve ser mantida até a chegada do serviço de primeiros socorros.

A RCP é uma técnica simples, sem dúvida alguma, e que pode salvar a vida do próximo. Esta técnica de reanimação faz parte do processo de aprendizagem dos profissionais da saúde, como também dos socorristas e monitores esportivos.

Foto: ollo I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados RCP