Conceito de Razão Teórica

O conceito razão mostra a reflexão que o ser humano tem da realidade a partir de um julgamento racional.

A experiência própria do viver não só envolve o valor da experiência prática que mostra o valor da aprendizagem e que proporciona a ação, mas também significa que existe um saber muito valioso que em muitos casos ocorre antes da experiência prática.

Princípios a priori

Este conhecimento teórico da realidade utilizado pela razão teórica é um fundamento valioso para a razão prática já que ambos os planos estão em harmonia. A razão teórica mostra os julgamentos e observações que uma pessoa realiza a partir da realidade. Um dos pensadores que mais refletiu sobre o valor dessa razão teórica como ponto de conhecimento dos julgamentos a priori foi Kant.

Do ponto de vista filosófico, a razão é a capacidade que o ser humano tem para questionar os fatos, refletir sobre as experiências e pensar sobre determinado assunto. Isto é, a razão teórica mostra os princípios éticos que regem o modo de ação de um ser humano.

A realização de julgamentos verdadeiros

No contexto filosófico do pensamento kantiano, os princípios da razão são diferentes do entendimento. Pelo contrário, a razão prática se refere ao valor da experiência da ação, ou seja, a finalidade do ato.

A capacidade de raciocinar em termos teóricos e práticos é um dos pontos mais importantes que tem o ser humano, pois isso determina uma importante diferença de sua existência em relação aos outros seres do universo que não têm esta autoconsciência.

A finalidade da razão teórica serve de aproximação para a realização de julgamentos verdadeiros que se tornam base de uma ação. Além disso, tanto a razão teórica como a razão prática mostram duas áreas muito importantes da felicidade: o raciocínio e a ação, uma vez que a felicidade desponta como uma harmonia existente entre o plano teórico e a reflexão prática própria da realidade cotidiana que constitui o núcleo essencial do coração humano.

Foto: iStock - baona

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Razão Teórica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/razao-teorica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Razão Teórica