Conceito de Razão

A razão é o conjunto de atividades mentais que envolvem a conexão das ideias de acordo com certas regras e que irão apoiar ou justificar um pensamento. Em outras palavras mais simples, a razão é a faculdade humana que resolve os problemas.

A partir do conceito de razão, deriva-se a palavra raciocínio, um conceito que está ligado ao número de conexões mentais que são efetuados para se chegar a uma conclusão.

Existem dois tipos de raciocínio, o raciocínio lógico, que faz uso da mente para passar de algumas proposições para outras, a partir do que já é conhecido ou o que pensamos que sabemos sobre o desconhecido ou menos conhecido. No raciocínio lógico, os argumentos que são feitos através de suas formas podem ser válidos ou inválidos. Será considerado válido quando suas premissas fornecer o apoio suficiente para a conclusão, e inválido, quando acontece o contrário.

O próximo é o raciocínio lógico, também conhecido como raciocínio informal, que não só com base em pressupostos como acima, mas também vai contar com a experiência e contexto.

O argumento, aliás, se corresponde também com a atividade verbal de argumentar, porque um argumento é a expressão verbal do raciocínio e da razão em si, após ter estabelecido os princípios de classificação, ordenação, relações e significados.
Apesar de ser uma capacidade intelectual de fato muito importante para as pessoas, pois através dela (da argumentação), como observado, podem ser resolvidos a partir dos mais simples acontecimentos até os mais complexos, é um dos menos desenvolvidos a maioria das pessoas.

Por exemplo, a escola deve ser a principal responsável, que a capacidade da razão se desenvolva nos alunos, porque é sua função a de formar nos conceitos básicos a estrutura para o entendimento. No entanto, a escola hoje, concentra-se mais, através de assuntos como a linguagem, em que os alunos estudam e aprendem sobre ortografia e gramática, mas estão em dívida para com a aprendizagem de métodos de expressão que são essenciais para os estudantes a fazer pleno uso idioma.

Alguns dos exercícios para treinar a razão e o raciocínio, que a maioria dos especialistas recomenda, para exercer esta habilidade tão importante são analogias verbais, exercícios onde você tem que completar frases, ordenação de frases e jogos que você tem que excluir alguns itens de um grupo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Razão