Conceito de Raquitismo

Raquitismo é uma doença caracterizada pela mineralização inadequada do osso em crescimento. Esta desordem ocorre devido à falta de ingestão de cálcio, fósforo e vitamina D.

O termo raquitismo é usado somente se esta condição ocorre na infância, já quando acontece em adultos e idosos é denominado Osteomalacia.

Por que ocorre o raquitismo?

A principal causa deste transtorno é a quantidade insuficiente de cálcio, fósforo e vitamina D em crianças por causas nutricionais, assim como é agravada pela falta de exposição à luz solar.

Também pode ocorrer por alterações nos rins devido a perdas de minerais na urina, distúrbios no aumento da produção de hormônio das glândulas paratireoides ou em casos menos frequentes como de doença genética que afeta o metabolismo do cálcio e da vitamina D.

Em adultos, a Osteomalacia é associada ao uso de antiácidos para fixar o fósforo por um longo período de tempo, bem como a utilização de medicamentos para o tratamento da osteoporose como os bisfosfonatos.

Sintomas do Raquitismo

O raquitismo produz uma série de sintomas entre as quais estão:

• Baixa estatura
• Dor nos ossos
• Arqueamento dos ossos
• Extremidades dos ossos inchados e dolorosos
• Atraso no fechamento das suturas do crânio (fontanelas).
• Anormalidades nos ossos da pelve e da coluna vertebral, podendo ocorrer um desvio conhecida como escoliose.
• Deformidades em seus dentes e a tendência de cárie dentária.
• Fraqueza muscular, especialmente nos músculos da coxa.
• Câimbras musculares
• Como se trata essa doença?

Quando o diagnóstico é feito antes da criança completar seu crescimento é possível tratar com suplementos de cálcio, fósforo e vitamina D, para impedir o desenvolvimento de sequelas. Quando o crescimento já terminou e há alterações na estrutura óssea ou baixa estatura, pode-se remineralizar as deformidades ósseas, no entanto, essa remineralização será permanente.

Em adultos o tratamento é baseado na reconstituição dos minerais e vitamina D, bem como a suspensão de medicações que podem desencadear o transtorno. Recomenda-se ainda a exposição regular ao sol no início da manhã ou no final da tarde.

Em ambos os casos é necessário avaliar o funcionamentos dos rins e do sistema endócrino com a finalidade de identificar alguma desordem em seu funcionamento que pode estar ocasionando ou agravando este problema.

As deformidades ósseas devem ser tratadas se acompanhadas de dor ou de alguma limitação na realização das atividades diárias. No geral, o tratamento dessas condições é cirúrgico.

Foto: iStock - nandyphotos

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Raquitismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/raquitismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Raquitismo