Conceito de Rapidez

RapidezEm termos gerais, rapidez é a velocidade ou o movimento acelerado que apresenta determinada máquina, elemento, entre outros. Por exemplo, o sistema de injeção a turbo de um automóvel lhe dá uma incrível velocidade.

Por outro lado, a palavra rapidez também costuma ser muito utilizada na linguagem cotidiana quando se quer dizer que algo ou alguém se distinguem e caracterizam por sua qualidade de rápido. Por exemplo, o gato siamês se destaca entre o restante da espécie por sua fabulosa rapidez na hora de perseguir e caçar suas presas.

Além disso, a rapidez é a relação existente entre a distância percorrida e seu tempo utilizado.

Na maioria dos casos, esta magnitude costuma ser diferenciada pela letra V. A rapidez é uma magnitude de tipo escalar com dimensões de longitude e tempo, é medida nas mesmas unidades com que se mede a velocidade, entretanto, não dispõe de caráter vetor, ou seja, a rapidez representa justamente o módulo da aceleração. Embora este termo seja o mais adequado para referir-se à velocidade e, além disso, é algo extremamente comum ser empregado como sinônimo de velocidade, inclusive, em contextos técnicos e científicos.

Entre as unidades de rapidez estão as seguintes: metros por segundo, quilômetros por hora, milhas por hora, milhas náuticas por hora, mach e velocidade da luz no vácuo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rapidez