Conceito de Rapel

Rapel

Sistema de descida individual utilizada no alpinismo

O termo rapel apresenta dois sentidos em nosso idioma. O mais usado e conhecido se aplica no alpinismo (esporte que envolve a escalada das altas montanhas), no entanto, o rapel se aplica a esta prática e consiste na descida através de uma corda dupla sustentada em um ponto na qual o escalador utiliza para deslizar-se rapidamente.

Vale destacar que o rapel é praticado na maioria das vezes em superfícies irregulares ou complexas para uma descida vertical.

A vantagem do rapel é que essa prática permite a ação do escalador sem a necessidade de usar corda ou arnês (espécie de cinto de segurança para escalada) para subir.

Ter um adequado treinamento

Uma questão que não podemos deixar de citar é a necessidade do escalador em conhecer detalhadamente a técnica da descida, não basta dispor de equipamentos e conhecimentos sem prática. Este esporte deve ser sempre realizado com muita experiência ou sob a supervisão de um especialista.

Esta prática envolve sérios riscos de queda e por isso é necessário ter domínio completo. Uma má ação pode levar a uma queda violenta e as consequências podem ser drásticas.

Também é aplicado em operações militares e resgates

Devemos destacar que este sistema não se reduz apenas ao alpinismo ou a qualquer outra prática que envolva uma escalada. O rapel é muito utilizado também por especialistas em resgates e ações militares, por exemplo, pode ser utilizado por bombeiros no resgate de pessoas que estejam envolvidas em um incêndio de algum edifício. Dessa maneira, o bombeiro pode colocar a corda e assim descer junto com a vítima.

Desconto comercial

Por outro lado, o termo rapel se refere a uma negociação comercial na qual se concede um desconto a um cliente por atingir um consumo determinado durante um período de tempo estabelecido. O rapel costuma ser concedido nas compras de grande volume e que são habituais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rapel