Conceito de Random

Random

Aquilo que é aleatório, fortuito e casual

A palavra random pertence à língua inglesa e é utilizada para indicar aquilo que é aleatório, fortuito e casual. No entanto, quando algo é considerado aleatório significa que depende da sorte ou do azar para que aconteça.

Quando algo depende do azar sem obedecer a nenhum método será desconhecido ou inesperado, assim, o conceito random é aplicado no idioma inglês.

Costuma ser fundamental na eletrônica e na informática

No entanto, o termo costuma ser adotado em nossa língua especialmente na área da eletrônica e da informática, ou seja, às novas tecnologias que na maioria das vezes tem origem estrangeira e, assim, a palavra random é adotada em nosso idioma.

Função que nos permite dar chance ao azar

Existem alguns dispositivos eletrônicos que possuem uma função denominada random, justamente quando a mesma é acionada permite obter um resultado aleatório que não segue uma ordem estrita. Por exemplo, um aparelho de som que dispõe da função random permite ao usuário, ao acioná-la, escutar um CD na ordem que deseja e não da maneira tradicional (onde se escuta a primeira música, depois a segunda, a terceira e assim sucessivamente).

Tipo de memória dos computadores RAM

Mas sem dúvida, é no mundo da computação onde mais se escuta falar sobre este conceito, pois é desta maneira que se designa a um tipo de memória de um computador: o Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório, popularmente chamado por suas siglas RAM. Esta memória tem como fim guardar as atividades efetuadas no software. Sua principal característica é permitir ao usuário ler ou escrever a informação em questão em qualquer posição da memória e devendo esperar o mesmo tempo.

Foto: YinYang I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Random