Conceito de Ramificação

RamificacaoO ramo ou galho é a parte da árvore pela qual crescem suas folhas. Esta ideia inicial serve para compreender este conceito a ser analisado. Assim, da mesma forma que uma árvore tem vários ramos, um assunto qualquer também tem várias vertentes ou subdivisões. Desta maneira, a estrutura que explica certos aspectos da realidade é precisamente sua ramificação.

A ramificação do conhecimento

Toda ciência ou conhecimento tem um saber geral, ou seja, um tronco comum e uma série de vertentes ou ramos. Para compreender melhor os naturalistas criaram um modelo de explicação que parte de áreas gerais (os diversos reinos naturais) que vão subdividindo-se de maneira ramificada. Neste sentido, existe a taxonomia biológica como sistema organizacional e claro exemplo de ramificação (cada táxon é uma categoria ou ramo que vai do geral para as espécies mais concretas).

Em relação à área acadêmica, as disciplinas são organizadas por ramificações e cada especialização seria um dos seus ramos.

Há muitos exemplos de entender desta forma um tema científico (a genealogia, a evolução das espécies ou a estrutura da química). Sua finalidade teórica é do tipo organizacional e prática. Pode-se dizer que é uma forma de saber onde nos encontramos em cada momento.

Organogramas das entidades

Qualquer grupo humano tem uma forma de se organizar e geralmente está submetido a certa hierarquia. Consequentemente é útil configurar uma ramificação que explique o organograma de um grupo. Vamos pensar em uma companhia multinacional. Esta tem todo tipo de área, divisões e departamentos, além de ser operacional e eficaz.

Por este motivo, é conveniente planejar um organograma coerente, de tal maneira que se concretizem as mais variadas funções da empresa. De modo parecido, pode-se dizer que cada posto de trabalho funciona como uma folha de árvore. Cada departamento seria um ramo e a companhia toda seria a árvore.

Conclusão

Em termos gerais, a ramificação é a representação de algo, ou seja, um modelo teórico que serve para ilustrar determinado aspecto. O modelo de ramificação é do tipo analógico, pois há certa semelhança entre o que acontece em uma realidade (por exemplo, em uma empresa) e sua forma organizacional. Concluindo, é possível afirmar que toda ramificação é um mapa conceitual que explica algo.

Foto: Maxiphoto I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ramificação