Conceito de Rajada

RajadaA palavra rajada expressa algo repentino que acontece com certa rapidez. É aplicada em diversas circunstâncias por onde vale a pena uma análise.

Divergências na pressão da atmosfera

O vento se manifesta de maneira muito heterogênea, de fato, existem várias categorias. No entanto, há uma circunstância muito particular no que diz respeito ao vento: quando ocorre um golpe repentino e inesperado devido às diferenças de pressão na atmosfera. Neste caso, surge a rajada de vento que pode ser provocada por uma batida violenta de porta ou por algum objeto que voa. No contexto do estudo da atmosfera é importante medir a velocidade do vento. Para isso, calcula-se um promédio da velocidade, mas é importante também estabelecer qual será a velocidade máxima em determinado momento, neste caso, costuma-se falar sobre rajadas de vento.

No campo da luz

O termo rajada é utilizado da mesma forma que o fenômeno da luz. Neste sentido, certos lampejos luminosos se apresentam de modo intermitente e são conhecidos como rajadas. Podem manifestar-se na fotografia, em certas alterações da visão, na emissão de luz de um farol ou como aviso na condução noturna de veículos. Nas ondas diferentes das luminosas (por exemplo, nas ondas do rádio, nas ondas cerebrais do sono) também apresentam rajadas em alguns casos.

Rajada nas armas

O conceito rajada pode ser empregado em relação às armas, como nas metralhadoras que disparam rajadas de forma ininterrupta. Do ponto de vista sonoro, existem as rajadas musicais para introduzir informação ao rádio ou ao meio televisivo. E de forma figurada, quando uma pessoa tem uma sensação passageira e intensa, pode-se dizer que ela teve uma rajada de alegria, de tristeza ou de qualquer outro sentimento.

Em relação à etimologia, não há uma palavra concreta da qual provenha o conceito rajada, nem do grego nem mesmo do latim. Entretanto, é curioso que em outros idiomas sejam empregados termos muito semelhantes (ráffica em italiano, rafale em francês ou ráfaga em espanhol).

As onomatopeias

Como sua origem é desconhecida, alguns consideram que a palavra rajada é uma espécie de onomatopeia, ou seja, a imitação de um som através de uma palavra. As onomatopeias relacionadas aos ruídos são muito comuns na linguagem (achís, chissst, muac ou miau), assim é possível que a sonoridade da palavra rajada explique seu significado. Na verdade, os fenômenos descritos acima apresentam certa semelhança com o som produzido ao pronunciar a palavra rajada.

Foto: iStock - clu

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rajada