Conceito de Raios X

Os raios X são um tipo de radiação eletromagnética da mesma natureza que as ondas de rádio, as ondas dos micro-ondas, os raios infravermelhos, a luz visível, os raios ultravioletas e raios gama. A diferença básica entre os raios X e demais radica na sua origem, pois os raios X surgem de fenômenos extranucleares em relação à órbita eletrônica e se produzem pela desaceleração de elétrons.

A longitude de onda dos raios X se encontra entre a radiação ultravioleta e os raios gama. Os raios X são uma radiação ionizante, uma vez que ao interagir com a matéria produz a ionização dos átomos, ou seja, origina partículas com carga.

Os 3 pilares que formam um equipamento de Raio X

Um equipamento de Raios X é composto de três elementos fundamentais: o gerador de raios X, o tubo e a mesa radiográfica. O gerador está composto por um comando que permite selecionar uma série de valores (a kilovoltagem ou o tempo de exposição à radiação), por um transformador que atua como fonte de energia (a voltagem utilizada oscila entre os 40 kv e os 120 kv). O tubo está formado por eletrodos e um filamento de incandescência, os raios X são produzidos assim que os elétrons de alta velocidade impactem e criem um feixe de raios X dirigindo-se a um lugar do organismo do paciente e tornando-se uma imagem radiográfica.

Um pouco de história

A história dos raios X teve seu início através dos experimentos do britânico William Crookes, que no século XIX pesquisou sobre os efeitos de determinados gases ao aplicá-los em descargas de energia.

Estes experimentos foram desenvolvidos em um tubo vazio e em eletrodos para gerar correntes de alta voltagem. Quando este tubo estava próximo das placas fotográficas gerava algum tipo de imagem. Este descobrimento foi utilizado por Nikola Tesla, que começou a estudar este efeito e observou que havia perigo ao expor estas radiações ao organismo. Por este motivo, foi considerado que estes raios não tinham utilidade prática.

Apesar desta recusa inicial, alguns médicos franceses começaram a utilizar as radiografias para observar o corpo humano em seu interior. A partir desse momento surgiu a radiologia como disciplina médica.

No início do século XX, a ilustre Madame Curie descobriu o rádio e o polônio, substâncias químicas que influenciaram na radiação dos raios X.

Foto: vuk8691 I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Raios X