Conceito de Radiografia

RadiografiaO termo radiografia se refere a uma imagem obtida após a aplicação de radiações eletromagnéticas que podem ser através de raios x ou raios gama. Essas imagens obtidas avaliam a fonte dos raios e seus receptores.

A primeira radiografia foi obtida por Röntgen em 1895, que o levou a ganhar o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901 e ser reconhecido com o título honorário de Doutor em Medicina. Durante suas pesquisas, avaliou essas radiações (raios-X) como desconhecidas para o momento, nome que é mantido até os dias de hoje.

As radiografias podem ser feitas em qualquer parte do corpo. O princípio básico na hora de interpretá-las é levar em conta que as imagens são mais cinzas nos elementos mais densos, como os ossos que se aproximam da cor branca. Enquanto os elementos menos densos, como o ar, são mostrados em cinza escuro ou preto.

A principal indicação de um estudo radiológico é descartar a presença de uma fratura após um traumatismo. Entretanto, as radiografias também podem colocar em evidência lesões infecciosas como a bronquite e a pneumonia; a desmineralização do osso próprio da osteoporose; o derrame de líquidos como o derrame pleural ou a coleta de líquidos do abdome chamado ascite; o aumento do tamanho de órgãos, como a cardiomegalia, que é o crescimento do tamanho do coração; a obstrução de vísceras como o cólon e a presença de ar em cavidades, como ocorre na presença de ar livre dentro do abdome por perfuração de uma úlcera estomacal.

As radiografias são também os principais meios de diagnóstico de alguns tipos de câncer, como o caso da mamografia que permite identificar o câncer de mama e as radiografias do tórax que permitem identificar o câncer de pulmão. Além disso, é possível identificar as lesões espalhadas ou metástases, como é o caso da radiografia da coluna lombossacra que possibilita a visualização do câncer de próstata.

As radiografias são ferramentas de grande utilidade para o médico, no entanto, cada vez que é aplicada, tanto os pacientes como a equipe médica se submetem às radiações. Por isso, é necessário adotar medidas de proteção para evitar o contato com as radiações que possuem efeitos cancerígenos, da mesma forma que o médico deve solicitar seu estudo quando realmente seja necessário.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Radiografia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/radiografia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Radiografia