Conceito de Radiofrequência

RadiofrequenciaEntende-se por radiofrequência ao conjunto de ondas eletromagnéticas pelas quais se propaga o som através do espaço. Em outras palavras, a energia do som se expande por qualquer radio em uma frequência específica, daí vem o termo radiofrequência.

A frequência de um som se refere ao número de vibrações por segundo, é medida em hertz (Hz) e quanto mais rápida vibra um objeto, mais intenso é o som produzido. Assim, quando algo está vibrando, o ar se movimenta e cria diferentes camadas de pressão, as conhecidas ondas sonoras. A intensidade do som é medida em unidades chamadas decibéis (recebe este nome em homenagem ao inventor do telefone Alexander Graham Bell).

Fórmula baseada em eletricidade e magnetismo

A radiofrequência surgiu no final do século XIX e para concretizar-se como invenção foi preciso unificar dois campos científicos: a eletricidade e o magnetismo. A fusão dos princípios dessas duas áreas configurou o eletromagnetismo, criado por Marwell e quem propôs a seguinte fórmula: dividir a constante elétrica pela constante magnética é igual a velocidade da luz. A partir da compreensão deste fenômeno da natureza já existia a base teórica (conhecida como a teoria de Maxwell) para desenvolver o grande potencial prático da radiofrequência. Deve-se saber que a velocidade da luz está estreitamente relacionada com a propagação das ondas magnéticas.

Aplicações da radiofrequência

A radiofrequência está presente em diversas áreas: na comunicação, na saúde, nos sistemas de trânsito e na vida cotidiana. Vejamos alguns exemplos:

Ao ligar o micro-ondas

- Quando levantamos de manhã, normalmente esquentamos o leite no micro-ondas. Este eletrodoméstico funciona através de umas bandas de radiofrequência muito elevadas que permitem seu aquecimento em alguns segundos.

Ao aplicar uma ressonância magnética num hospital

- Para realizar alguns exames médicos precisos, as radiografias podem ser insuficientes e aí é necessário o uso da ressonância magnética. Esta tecnologia incorpora um sistema de radiofrequência bastante similar utilizado pelas emissoras de rádio.

- A comunicação entre um satélite situado no espaço e no planeta acontece através das ondas de radiofrequência.

No trânsito

- Os sistemas de controle de trânsito mais avançados têm como fundamento os princípios teóricos do eletromagnetismo através da medição da radiofrequência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Radiofrequência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/radiofrequencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Radiofrequência