Conceito » Radioatividade

Conceito de Radioatividade




radioatividadeRadioatividade ou radiatividade é conceituada ou definida como um fenômeno de características naturais ou artificiais resultante da capacidade de alguns elementos químicos, fisicamente instáveis, de emitir energia sob a forma de partículas ou radiação, como o próprio nome indica, só existe pelo fato de que a instabilidade desses elementos radioativos provocam reações e para formar o chamado núcleo atômico que emite partículas e ondas. Essas reações químicas têm relação com a eletrosfera. Anteriormente e posteriormente, as partículas denominadas átomos estão unidas de maneira diferente.

A radioatividade é uma forma nuclear de energia e pode ser usada em benefício ou detrimentos dos seres humanos. Como forma de benefício, é usada na medicina na radioterapia para tratamento do câncer.
Por outro lado, a radioatividade pode ser usada como forma destrutiva com efeitos devastadores que ficaram conhecidos após o ataque dos Estados Unidos ao Japão sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki no final da segunda grande guerra mundial.

A radioatividade pode ser natural ou espontânea e se manifesta nos elementos radioativos e nos elementos denominados isótopos que são encontrados na própria natureza e que poluem o meio ambiente de forma daninha.
Outro exemplo de radioatividade é a conhecida como artificial ou induzida, ou seja, aquela que é provocada por certas transformações nucleares artificialmente por meio da mão do homem.

A química nuclear, ou a radioatividade como conceito, foi descoberta no século XIX, quando os cientistas daquela época investigavam a existência de partículas ainda menores que os átomos e puderam constatar a existência, não só de uma, mas de várias dessas partículas que passaram a serem denominadas como elétrons, nêutrons, prótons, sendo essas as mais importantes no estudo realizado pelos cientistas.

A emissão espontânea do excesso de matéria pelo núcleo instável, que é nada mais nada menos que o aumento da energia considerada livra. O que faz com que o núcleo seja instável é exatamente esse excesso de matéria e/ou energia. Chamamos essa atividade física de fenômeno nuclear.

Como todos os fenômenos desta espécie a radioatividade trouxe benefícios e malefícios para os habitantes do planeta. Ainda bem que as atividades que não são benefícios, apesar de continuarem sendo usadas em testes nucleares, estão estacionadas. Em contra partida, as curas através da radioatividade estão em pleno avanço.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)