Conceito de Radical

RadicalO adjetivo radical significa que alguém ou algo apresenta um comportamento extremo, em certas ocasiões é empregado como sinônimo de revolucionário.

Do ponto de vista pessoal, uma pessoa é considerada radical quando suas atitudes ou ideias se contrastam com o convencional, ou seja, se opõem ao que é estável e é considerada normal no campo da sociedade.

Na área da política, existem posturas radicais que são reconhecidas como extremistas, revolucionárias e transformadoras. Neste sentido, o anarquismo é um claro exemplo de ideologia radical, pois defende a abolição do estado e da propriedade privada assim como da liberdade como valor supremo.

O Radicalismo se opõe ao Reformismo

Um indivíduo, uma formação política, um grupo religioso ou uma entidade praticam o radicalismo quando propõem soluções definitivas, ou seja, quando querem uma ruptura com a ordem estabelecida. Uma simples mudança significa uma reforma, podendo ser entendida assim como reformismo.

Radicais livres

O processo bioquímico do nosso organismo produz mudanças de forma permanente. É conhecido como radical livre o processo de transformação celular. Nas mitocôndrias são criados os radicais livres (elétrons desemparelhados) que podem ser prejudiciais para a saúde do organismo. Os radicais livres destroem as mitocôndrias das células e isso afeta a energia celular ocasionando diversas consequências, tais como o envelhecimento precoce das células, os problemas cardiovasculares, a hipertensão e a diabetes.

Para deter a ação negativa dos radicais livres, o corpo humano cria um antioxidante, ou então, cabe ao indivíduo consumir produtos de ação antioxidante para equilibrar o efeito prejudicial dos radicais livres.

Fazer uma mudança radical

No mundo da estética e da beleza, algumas pessoas têm o desejo de mudar totalmente sua imagem, isso significa que querem ter uma aparência diferente. Diante de uma circunstância como essa, costuma-se falar de uma mudança radical, esta que normalmente está associada a uma operação cirúrgica, à redução de peso ou até mesmo a uma mudança de roupa. Os profissionais da medicina estética e da beleza são aqueles que podem realizar as mudanças necessárias para que haja uma autêntica mudança radical.

Foto: iStock, Paolo Cipriani

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Radical. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/radical >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Radical