Conceito de Radial

RadialO termo radial provém de raio (radius em latim), um conceito essencial dentro da matemática, mais específico da geometria. O raio é um segmento que une o ponto central de uma circunferência a qualquer outro ponto, sendo que seu comprimento é a metade do seu diâmetro.

Assim, radial expressa o alcance ou distância de algo, ou seja, seu espaço de atuação ou influência. Agora quando falamos sobre ondas eletromagnéticas, temos as emissões radiais ou radiofônicas, um fenômeno aplicado em 1920 como um novo meio de comunicação: o rádio. Já no contexto do urbanismo, existem vários modelos de cidade em função de sua estrutura e a cidade radial é aquela que se desenvolve a partir de um ponto central e suas diferentes artérias apresentam uma forma radial, por exemplo, Paris é um claro exemplo de cidade radial.

Por outro lado, é possível falar de uma série de objetos cotidianos que incorporam o radial em algum sentido: um pneu, um leque, um alvo para jogar dardos, etc.

O que é um radial?

No campo da marcenaria e da bricolagem, utiliza-se uma ferramenta elétrica para cortar vários materiais. Esta ferramenta é conhecida como serra radial e incorpora uma série de discos em função dos diversos materiais que devem ser cortados (em cada disco indica qual é o tipo de material correspondente).

Simetria radial

No conceito geral, a simetria radial é uma estrutura de corpo formada por duas partes iguais, ao mesmo tempo, seus eixos de simetria se cortam em um mesmo ponto. A simetria radial é visualizada especialmente nas figuras planas.

Este conceito também pode ser aplicado no estudo da biologia para descrever a forma de alguns seres vivos. Deve-se levar em conta que a maioria dos animais pode ser dividida em função de sua simetria (simetria bilateral ou radial). Esta divisão é importante, entre outros motivos, porque permite compreender o grau de evolução de cada animal. A simetria radial é mais primitiva que a de tipo bilateral.

Uma manifestação de qualidades no mundo animal

A simetria ou assimetria dos animais permite também conhecer como vivem, suas funções vitais ou capacidade adaptativa. Portanto, a simetria radial animal significa a forma de um corpo e permite sua divisão em metades semelhantes. Um exemplo característico desta estrutura no mundo animal seria o ouriço ou as estrelas-do-mar.

Este fenômeno é aplicado da mesma forma nas plantas, nos vírus ou em qualquer outro elemento natural. Paralelamente, na arte (que de alguma maneira imita a natureza) também há estruturas simétricas radiais: em forma de mosaicos, rosáceas, enfeites, arquitetônicos, etc.

Foto: iStock - ooyoo

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Radial