Conceito de Radiação

RadiacaoA radiação é uma forma de energia em movimento que se propaga através de ondas invisíveis para o olho humano, por exemplo, a radiação térmica ou radiação da luz.

Outros tipos de radiação são as que se produzem nas partículas pequenas e que se escapam dos átomos a uma velocidade muito elevada, por exemplo, as radiações que se produzem nas centrais nucleares.

Radiação: do descobrimento à sua utilização

Como forma de energia invisível, a radiação foi descoberta no final do século XIX através de vários avanços (o raio-x, o radio ou a radiação catódica). Estas conquistas significaram um salto científico espetacular para diversas disciplinas: o eletromagnetismo, a astronomia, a medicina e, em geral, a compreensão da natureza em seu conjunto.

Com o descobrimento da radiação e posteriormente a radioatividade, há forças na matéria que permitem obter energia assim que fossem desintegradas. Essas pesquisas foram determinantes para que se pudesse desenvolver a energia nuclear.

Várias aplicações da radiação

Em relação à medicina, a radiação estabelece uma revolução. O diagnóstico facilitado pelos raios X ou TAC permite que muitas doenças possam ser curadas. No caso do câncer, as técnicas de radioterapia possibilitam uma porcentagem cada vez maior da cura da doença.

A radiação é um fenômeno que acontece na natureza de maneira espontânea. Na verdade, certas substâncias como o potássio e o urânio emitem radioatividade. Também na ordem astronômica acontecem fenômenos radioativos. Quando a atmosfera da Terra é superada ficamos expostos aos raios cósmicos.

Imaginemos que vamos realizar uma viagem de avião e estamos no aeroporto. Os sistemas de segurança empregados funcionam precisamente pela radiação.

Se um pesquisador (arqueólogo ou paleontólogo) quer conhecer a antiguidade de um objeto ou ser vivo, a técnica empregada (a do carbono 14) é baseada em um isótopo radioativo.

Os diferentes usos e aplicações da radiação nos recordam que, como outras realidades, há duas caras diferenciadas: uma positiva que está aliada com a saúde ou com a energia e, ao mesmo tempo, um risco em sua aplicação (uma pessoa pode ser curada por causa do raio-x, porém uma excessiva exposição se torna prejudicial).

Foto: iStock - gremlin

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Radiação