Conceito de Racionalismo

RacionalismoRacionalismo como conceito é uma corrente filosófica defendida por René Descartes através de suas obras mais conhecidas como são Discurso do Método e Meditações. Essas obras de Descartes geraram dúvidas enfáticas sobre que os sentidos do corpo podem dar verdadeiro significado das coisas e defende que a razão como partida coerente para a verdadeira definição de tudo o que existe; daí vem a celebre frase: Penso, logo existo. Se fizermos ênfase em penso nos afastamos de um pensar aleatório e nos acercamos mais a uma forma nova de pensamento naquela época que frisava o pensamento como uma forma cognitiva que procura somente a verdade como diz a frase no seu idioma original, o latim que é Cogito, ergo sum.

A origem da palavra Racionalismo provém do latim ratio e significa razão. Esse termo designa a doutrina que atribui única e exclusivamente a confiança na razão dos seres humanos como um instrumento que seja capaz de descobrir a verdade como um todo. Para os racionalistas, o uso dos sentidos na descoberta da verdade, não são de plena confiança pelo simples fato de ao revés de oferecer-nos a verdade, o que nos proporciona é uma distorção da realidade como um todo. Em síntese, Racionalismo é o método de observas as coisas baseando-se unicamente no que chamamos razão. Também podemos definir racionalismo como a doutrina que privilegia a razão como fonte do conhecimento.

O racionalismo é uma corrente filosófica que deu início à definição do raciocínio como operação mental e lógica, além de discursiva. Usando proposições para extrair conclusões sobre se uma proposição ou outra é realmente verídica, falsa ou se tem probabilidades de ser certa. Uma ideia central e uma vertente de pensamento que se transformou em um movimento que usa a razão como seu principal instrumento na hora de definir se existe ou não a verdade como fruto final do pensamento. E

Os filósofos racionalistas, por exemplo, utilizam a matemática como instrumento comprobatório para o uso da razão e para explicar a realidade. O racionalismo é um instrumento poderoso para comprovar a veracidade de um pensamento, porém é motivo de contradição se comparado com outras formas de demonstrar a verdade com outras formas de pensamento como pode ser o religioso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Racionalismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/racionalismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Racionalismo