Conceito de Raciocínio

O raciocínio é o conjunto de atividades mentais que consiste na conexão de ideias de acordo com certas regras que dão apoio ou justificativa a uma ideia. Em outras palavras, o raciocínio é a capacidade humana que permite resolver problemas.

Existem dois tipos de raciocínio: o raciocínio lógico, que faz uso do entendimento para passar de uma proposta para outra, partindo daquilo que já foi conhecido ou do que se acredita conhecer em relação ao desconhecido ou menos conhecido. Neste caso, os raciocínios feitos através desta forma podem ser válidos ou não válidos. É considerado válido quando suas premissas oferecem um suficiente suporte à conclusão, e não válido quando acontece exatamente o contrário.

Em seguida, está o raciocínio não lógico, também conhecido como informal, que não se baseia apenas em premissas como o anterior, mas que, além disso, se ajuda com a experiência e o contexto.

Além disso, o raciocínio se corresponde com a atividade verbal de argumentar porque um argumento é a expressão verbal de um raciocínio após haver estabelecido princípios de classificação, organização, relação e significados.

Apesar de ser de fato uma capacidade intelectual muito importante para as pessoas, pois através dela, como mencionamos, podem ser resolvidos desde os problemas mais simples até os mais complexos, ela é uma das que menos se desenvolve na maioria das pessoas. Por exemplo, a escola que deveria ser a principal responsável para que esta capacidade se desenvolva e pela função que exerce, ela se foca mais nas matérias relacionadas a Línguas, onde o aluno estuda e aprende a ortografia e a gramática, mas que fica em dívida com a aprendizagem dos métodos de expressão que são essenciais para que os alunos possam fazer um uso mais completo da linguagem.

Alguns dos exercícios mais recomendados pelos especialistas para poder exercitar esta capacidade tão importante são: analogias verbais, exercícios para completar orações, organizar frases e jogos para excluir certos itens de um grupo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Raciocínio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/raciocinio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Raciocínio